quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

EM UMA NOITE DEUS ME MOSTROU EM SONHO!


              Ainda em São Paulo, em nossa casa, tive um sonho estranho, uma espécie de visão.
              Sonhei, que eu e meu marido estávamos viajando, não sei para onde, estávamos viajando de trem. Havia várias portas de um vagão para outro.
               Quando eu abria uma, havia outra porta, que eu abria, havia outra e mais outra! Abri a primeira, havia um grande abismo se abrindo aos meus pés! Se eu desse um passo, cairia nas profundezas desse abismo. Continuei abrindo outras portas, e apareciam monstros esquisitos querendo nos agarrar, até que abri a última porta, e comecei ouvir uma linda musica, muito suave, tocando! Então, abriu-se diante dos meus olhos, uma vista panorâmica maravilhosa, com um céu muito azul, muita luz, com grandes montanhas, muitas vegetações, com verdes de varias tonalidades!  - naquele momento, eu senti que Deus estava mostrando que não seria fácil, mas iria abrir uma grande porta de bênçãos para nós, no Rio Grande do Sul!
                Quem já foi ao Rio Grande do Sul, pode concordar como é lindo o céu muito azul e as paisagens verdes dos campos e Montanhas gaúchas! Cada vez que nos reuníamos para orar sobre o assunto, sentíamos mais forte a confirmação, pedíamos coragem, porque muitas coisas seriam envolvidas. Nossas filhas estudavam, também envolvidas com os trabalhos da igreja.Nossa filha mais velha a Sueli era do grupo de jovens a Raquel do Grupo de crianças, tinham muitas amizades, Eu também  e DERREPENTE teriam que deixar tudo conhecer outras pessoas!.
               Foi realizado um culto de despedida em nossa igreja sede, chorei muito- Estava deixando muitas, companheiras queridas, amadas em Cristo e muitos amigos. O Rev. Faulkner, titular da igreja sede, abriu um pacote, que as senhoras estavam me entregando como lembrança. UMA LINDA COLCHA DE RETALHOS BORDADA. Cada quadro tinha o nome de uma irmã que trabalhou comigo! também bordado o versículo da sua preferencia do Lema do grupo, e o ano.- O pastor Faulkner abriu a colcha e a jogou sobre mim! - EU GUARDO ATÉ HOJE ESSE CARINHOSO PRESENTE, COM MUITA EMOÇÃO E SAUDADES! Eu não sabia foi surpresa!!!
               
 

DEUS TEM O MOMENTO CERTO PARA CADA REALIZAÇÃO!!!

               Pastor Júlio, quando recebeu o chamado para o Sul, levou a Tenda da Cruzada em Curitiba no Estado do Paraná em 1955. Desse movimento, resultou a penetração progressiva da obra por todo o interior do Paraná e Santa Catarina. 
               Era seu plano ir ao Rio Grande do Sul. Embora ele estivesse consciente do chamado divino para evangelizar o Sul, devido ás circunstâncias contrarias a sua vontade, não pode cumprir esse chamado. Ficou em Curitiba quase um ano até o primeiro batismo, quando passou a direção da obra para o Conselho Nacional. A partir dai, foi para Rio de Janeiro, onde ficamos dois anos ajudando no Trabalho de Deus. Regressamos a São Paulo, onde permanecemos até 1967.
                 Em São Paulo, ele além de secretário do Conselho, dirigia o "JORNAL A VÓZ DO CRISTIANISMO" era secretario e professor de escatologia no ITQ. E dávamos assistência no inicio da igreja de OSASCO, quando ainda era um barracão e chão de terra. Aos domingos pela manhã a Raquel era pequena pegávamos ônibus depois trem com sacola de bebe, bolsa pasta todo material, porque tínhamos a Escola Bíblica, depois o culto da noite. A volta era a mesma coisa, chegávamos em casa mais ou menos Meia noite. Era muito cansativo, mas éramos servos do Senhor.
                   DERREPENTE , ele sentiu que precisávamos ir para Rio Grande do Sul. Isso significava largar tudo cargos na igreja, empregos parecia loucura, mas o que ele estava sentindo  não era da sua própria cabeça- Não havia explicação lógica. Nessa época a nossa filha Sueli também já estava conosco. Quando ele compartilhou isso com a familha, não houve nenhum problema, todos estavam de acordo. Era um impulso muito forte irmos embora para a capital Gaúcha.
                    Então, começamos orar, pedindo a confirmação do Senhor Deus. Sabíamos que não seria fácil, mas era necessário obedecer ao Senhor! Iríamos levar essa mensagem maravilhosa de nosso Senhor Jesus  Cristo, a muitas almas perdidas.
    SUELI, RAQUEL,PASTORA OROTILDES E PASTOR JULIO ROZA
    DESPEDIDA NA SEDE EM SÃO PAULO PARA RIO GRANDE DO SUL
                                              1958 a 1968
                   

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

ESTAVA TUDO BEM ! MAS O NOSSO LUGAR AINDA NÀO ERA SÃO PAULO.

                 São Paulo, foi onde Deus trabalhou em mim, me preparando para o ministério. Conheci pessoas abençoadas, pastores, pastoras, professores excelente missionários, foi uma grande escola para mim. Deus foi me transformando cada dia como ser esposa, mãe, serva de Deus.
                 Fui provada de todas as maneiras,lutas, enfermidades, decepções, muitas lagrimas, aos pés do Senhor, mas essas coisas é Deus nos fortalecendo, nos ajudando e gloria á Deus por isso, as lutas vem, mas a Vitoria é certa. Leia Romanos 8: 37á 39.
                  Creio que  cada um de nós na igreja observamos a vida de alguém como referencia, para prosseguirmos no caminho do Senhor. Nos momentos de provações e as vezes de decepções olhamos, para essa pessoa, o seu testemunho, sua fé, coragem, renuncias por Cristo. Eu olhava muito para a Missionária Mary Johnson, sem ela saber me ajudava a prosseguir na caminhada da fé.
                  Que bom podermos ser referencia para alguém. 

Nessa igreja antiga, ficamos 10 anos de 1958 á 1968 na Rua brigadeiro Galvão, 723.

Servi ao Senhor como professora da escola Dominical
Presidente do Grupo de mulheres ,regente do Coral de
mulheres, cantava no Coral Oficial, e dirigente de louvor.
   

domingo, 16 de fevereiro de 2014

A IEQ, NÃO PODE PARAR É UMA IGREJA MISSIONÁRIA!!!

        A igreja do Evangelho quadrangular não pode estacionar ela é como um grande rio que vai se alastrando atras das almas. Aquele prédio antes era um teatro, com muitas salas, no andar térreo e no superior havia um bom auditório com palco e galeria, tinha capacidade para aproximadamente, 1.500 pessoas assentadas. 
          Durante mais ou menos 14 anos, ali permaneceu. Mantendo-se sempre em um nível espiritual elevado. Nesses anos, a igreja organizou uma excelente escola dominical, um coral, uma banda musical, grupos de Senhoras, homens, mocidade, juvenis e crianças. Alem disso no mesmo prédio  funcionava o ITQ.
           Mas ela não estava estacionada . Deus estava levantando muitos pescadores de almas , de inicio, usando-se tendas ou salões surgiram 30 Congregações na Capital resultando boas igrejas.
           A igreja da Barra Funda crescia de maneira incrível  que precisávamos de comprar um local para Construir nosso templo.
            E agora? Só Deus. Pela fé oração e ação. Nesse projeto todos os grupos unidos na mesma visão, realmente a igreja precisava mudar de local
            Assim em 1958, foi adquirido um terreno com mais de mil metros quadrado, na Praça Olavo Bilac 90,onde hoje se localizado templo próprio da sede da nossa igreja.
            Entretanto a inauguração do Majestoso Templo foi 7 de Abril de 1978.

VEMOS AQUI O CORAL CHEGANDO PARA CANTAR 
NO TEMPLO NOVO ,SÓ QUE AINDA ESTAVA SEM
O TETO.  Os cultos eram realizados ainda na igreja
antiga. Mas aos domingos os cultos eram ao ar livre
No futuro novo Templo.
 
Entre outras irmãs, ali vemos Dona Jane,Amélia,Past.Oro
e Rosa Mônaco.

É BOM RELEMBRAR O PASSADO

     A primeira sede da Igreja Quadrangular em São Paulo e um grupo dos primeiros Pastores.As tendas, logicamente não poderia ficar em um só lugar tinham que ser deslocadas para outros bairros ou Cidades. E aquele povo das tendas, novos convertidos onde receberiam assistência espiritual?
       O estilo da Cruzada era completamente diferente de outras denominações, com certeza logo que as tendas mudassem, seria inevitável a dispersão dos novos convertidos. Assim em em 1954, o pastor Williams, consegui alugar um velho prédio situado na Rua Brigadeiro Galvão 723, Barra Funda.
PRIMEIRA SEDE DA IGREJA QUADRANGULAR 
E UM GRUPO DE PRIMEIROS PASTORES.                    
  

 AQUI VEMOS OUTRO ANGULO DO PRÉDIO E 
PREPARAÇÃO  PARA O DESFILE  DOS  TENDEIROS
COM FAIXAS E UMA ALEGRIA CONTAGIANTE.



sábado, 15 de fevereiro de 2014

CULTO NA SEDE EM SÃO PAULO ANO 1960

              
    Vemos ao Púlpito Nosso amado. Pastor Geraldino dos Santos, nesse tempo ele era o Pastor  da nossa igreja sede, ao fundo o Maestro Joaquim, vindo de Curitiba, formou  uma banda de música, como Banda Militar e era muito lindo ouvir os nossos hinos, hoje ele esta tocando no céu .
     Tambem assentadas estão CORDENADORA de mulheres, Geny Miscoty, Orotildes Roza, e Edite dos santos esposa do pastor.
 
   OROTILDES ROSA dirigindo o Louvor na sede.


ENCONTRO DE MULHERES PRIMEIRA IEQ. EM BH.

               Nesta época eu ja estava em Curitiba, coordenando Grupo de Mulheres, Pastor Faulkner era Presidente nacional e  dona Jane CORDENADORA nacional de mulheres. Eles residiam em Sã Paulo, e eu residia em Curitiba. E foi com muita alegria que nos encontramos em BH. O tema da minha mensagem era"EIS QUE OLHEI E VI UM ANJO" Foi uma viagem cansativa de ônibus de Curitiba a BH.
               Foram 15 horas, de viagem, eu comecei a passar mal e pedia que o Senhor mandasse um anjo para me ajudar chegar bem, e  entregar o seu recado. Eu tive uma forte emorragia, cada parada do ônibus aumentava eu fiquei numa situação constrangedora,não estava preparada para isso.
                Quando cheguei na rodoviária uma irmã estava me esperando. Quando olhei para ela eu enchergava um anjo. Quando cheguei no lugar que eu seria hospedada, fui direto para o banheiro.
                 Dona Margarida, mãe do pastor Mário de Oliveira hoje Presidente Nascional, queria me levar para o Hospital e telefonar para meu Marido. Eu falei: NÃO EU NÃO ESTOU AQUI PARA IR PARA O HOSPITAL, NEM QUERO QUE TELEFONE PARA MEU MARIDO. EU ESTOU AQUI PARA FAZER A OBRA DE DEUS, E AMANHÃ CEDO ESTAREI BEM, Em nome de Jesus. E assim, na manhã  seguinte, olhe o que aconteceu. A emorragia 
    
 estancou,e ai eu estou com Dona Jane ao piano. Com toda alegria Ministrando e louvando ao
meu Senhor.Havia 500 Mulheres  naquela manhã . Ao Senhor toda a honra e gloria.








sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

A FAMOSA COMBI AZUL PARA AS VIAGENS MISSIONÁRIAS.

             PASTOR FAULKNER  VIAJAVA NESTA COMBI AZUL VISITANDO  TODAS AS IGREJAS
DA IEQ NO BRASIL. TAMBEM NOS ACOMPANHAVA DONA JANE ERA CORDENADORA
NACIONAL DAS MULHERES, MUITAS VEZES NOSSA DIRETORIA VIAJAVA COM ELES.
                 DESCANSO PARA UM LANCHINHO. DONA OROTILDES E DONA JANE.



     MUITA SAUDADES DESTE CASAL, Trabalhei muito com eles em São Paulo de 1962 a
1969. Eles foram meus pastores aprendi muito com eles.

CORDENAÇÃO NACIONAL VISITA RIO DE JANEIRO

     Em visita ao Grupo de Mulheres no Rio de Janeiro. na IEQ de Bangú liderada
pelo Pastor Francisco Rodrigues Suhett  e sua esposa Dona Maria. Em caminho 
uma paradinha em frente o Pão de Açúcar. Dona Edite, Albina,Orotildes e Jane
Faulkner 


VIAGENS MISSIONÁRIAS COM GRUPO DE MULHERES NACIONAL

     VISITANDO  EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS DO GRUPO DE MULHERES DE CURITIBA
                     em 4/12/1964 na primeira IEQ  tempo do Pastor Lauro de Castro .
Inauguração do Bazar do Grupo de mulheres. Dona Jane Faulkner , Geni Miscolte Coordenadora Nacional , Orotildes Roza, Adoraci e Lauro de Castro, e pastor Tavares . Quem bateu esta foto foi Pastor Faulkner, que sempre nos acompanhava em nossas viagens Missionárias





quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

O MEU MINISTÉRIO COM AS MULHERES

                  No ano de 1962, começou a mudança de liderança nacional em nossa igreja, saindo da presidência Reverendo WILLIAMS, e entrando o Rev. George Faulkner, vindo dos E.U. que também passou á pastorear a igreja sede em São Paulo. Nesse tempo eu era secretária do Grupo de mulheres na sede. 
                   Em 1965 o pastor Faulkner, convidou-me para ocupar o cargo de Presidente do Grupo.
                    Fiquei assustada, jamais passou pela minha cabeça ser presidente. Nunca precisei tanto da direção do Espirito Santo na minha vida. Depois de muito clamar e orar aceitei o cargo. Pedi ao Senhor que me ajudasse, me mostrasse as mulheres que iriam me ajudar. Que unidas, pudéssemos ter um só objetivo, um só ânimo, para juntas vermos os frutos do nosso trabalho!...
                  Então, o Senhor falou comigo através deste versículo, o qual sempre me acompanhou em todos os Grupos de Mulheres que liderei, aonde passei. " PORQUE EU, O SENHOR TEU DEUS, TE TOMO PELA TUA MÃO DIREITA, E TE DIGO: NÃO TEMAS, PORQUE EU TE AJUDO" Is.41:13
                   E o Senhor abriu minha visão espiritual, e no dia marcado, convoquei todas as mulheres que o Senhor me havia mostrado. Em homenagem a todas as valorosas e inesquecíveis, companheiras, pioneiras em São Paulo, quero incluir neste Blog, os nomes da minha primeira diretoria. Dona Jane Faulkner, vice-presidente, Rosa Mônaco, primeira secretaria, Suzana Mônaco, segunda secretária, dona Edite Santos, primeira tesoureira, dona Herminia  Fré, segunda tesoureira.
                   Foi um grande trabalho, no Departamento de assistência Social. recebíamos roupas e mantimentos, Confederação Evangelica, era muito trabalho . Na grande reunião mensal, todas as mulheres dos departamentos e todas as sócias deveriam estar presente . Nos reuníamos no salão em baixo enquanto umas faziam acabamento das costuras como fazer barra, pregar botões, outras passavam as peças, outras ensinavam crochê , tricô e bordado! Todas ocupadas. Davamos   uma breve mensagem e informações , orávamos de pois tomávamos um lanche- No final do ano , fazíamos exposição das roupas e vendíamos o rendimento era investido na preparação de cestasA de Natal para as pessoas que precisavam da nossa igreja. - tambem entregávamos uma boa oferta para a Construção da nossa Igreja 


                     A DIRETORIA DOS GRUPO MISSIONÁRIOS  DE MULHERES 

                                                 DA SEDE EM SÃO PAULO




EU CREIO NA RESSURREIÇÃO E ELA É MAIS GLORIOSA QUE A MORTE!

              Eu gostaria de mencionar o nome de uma amiga, irmã em Cristo, companheira, guerreira: o nome dela Amélia Raimundo! Cantávamos juntas em dueto na igreja em São Paulo. Ela era Soprano com uma belíssima voz, eu fazia voz de contralto. Nossas vozes se harmonizavam perfeitamente.Mas o Senhor precisou da Amélia, e a levou para a sua gloria. Me senti sem chão.
              Chorei muito porque éramos muito amigas, ela era uma pessoa muito especial, tinha tantos problemas tinha tudo para viver chorando e lamentando, mas ao contrario, vivia sorrindo sempre alegre. Ainda bem que temos o consolo da Palavra de Deus, nosso encontro na Jeruzalém  Celestial na grande festa depois da ressurreição. Até hoje. não encontrei outra voz que harmonizasse com a minha.                                                                                
  OROTILDES E AMÉLIA  "DUETO"

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

DONA OROTILDES TREMENDO COMO CAPIM AO VENTO




              Eu amava louvar ao Senhor, nos ensaios do coral, cada hino que a regente pedia, eu em casa pegava o hinário e o acordeão de brinquedo, e procurava o som de cada nota, e descobria a melodia do contralto, que era a minha parte, e repetia e cantava eu sentia que o Espirito Santo. estava me ensinando.
                Quando chegava o dia do ensaio, eu já havia decorado a melodia do contralto.Enquanto ela ia ensinando as outras vozes, eu ia intercalando o contralto bem baixinho, para harmonizar. E quando ela dizia agora vamos passar o contralto, então eu soltava a minha vóz, e dona Mary ficava feliz. porque podia puxar os outros componentes e assim eu fui aprendendo sozinha! quero dizer com o Espirito Santo.
                 O tempo foi passando, eu fui descobrindo na partitura cada voz. Soprano, contralto. tenôr e baixo. Só que eu não sabia que Deus queria mais . Dona Mary começou prestar atenção em mim, e me deu um susto. Os Missionários de cada tempo tem período de férias nos E.U. ou do Paiz de origem. Então! Chegou o período de férias da regente. Sabem com quem ela deixou o coral? Com dona Orotildes. Pelo menos em nove anos ela teve dois períodos de férias. E dona Orotildes tremendo como capim ao vento tinha que ensaiar e reger o coral da igreja sede em São Paulo.

                   Também, iniciei o coral do Grupo de Mulheres. Todas  as quintas feiras, tínhamos um período de oração das 14:30 ás 15:30 horas. e depois o ensaio do Grupo de Mulheres. Ficou gravado em minha mente, a expressão de alegria, nos rostos das minhas companheiras, quando aprendiam um novo hino. e também descobriam  que também podiam servir ao Senhor Jesus cantando! Algumas já com idade avançada, tinham dificuldade para chegar aos ensaios, mas com alegria me abraçavam tão forte, que ás vezes eu ia para casa com as costelas doendo.
                     Muitas para não dizer a maioria das companheiras  que cantavam no meu tempo, hoje já estão na gloria com Jesus, aguardando a ressurreição, no arrebatamento da igreja invisível lá na cidade celestial, onde todas faremos parte do grande e magnifico coral juntamente com os anjos.
                     ALELUIA!  COMO É FELIZ O HOMEM QUE TEME O SENHOR!!!!! Sal. 112.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

NESTE MUNDO TUDO TEM SEU TEMPO! ESPERE NO SENHOR

                  Eu gostava e sabia cantar. Mas não conhecia música e achava que estava tudo bem. Mas o Senhor queria mais de mim, só que eu não sabia porque. 
                   Em 1959 Chegou no Brasil , missionária Lucille Marie Johnson, ela nasceu em Los Angeles, Califórnia,EUA, ela cresceu na igreja e durante o culto no Angelus Temple, depois de um sermão pregado pela fundadora Aimee Semple MacPherson, Marie Jhonson com a idade de doze anos, entregou seu coração para Jesus. Era uma moça capacitada, estudou nas escolas da cidade de Los Angeles. Graduou-se na Universidade da Califórnia em 1943. Recebeu o Grau de Mestre em Educaçào na Universidade do Sul da Califórnia e era Mestre em música o qual lecionava.

                    Você acha que eu falei muito dela? Pois eu acho que não falei nem a metade. Ela era encantadora quando ela falava todos ficavam admirados mesmo falando com seu "sutak". A voz dela para cantar era celestial. voz cristalina. Eu agradeço ao Senhor porque tive o previlégio de conviver um pouco com esses pastores e pastoras vindo direto da nossa igreja Internacional.

                     Eu não conhecia nada de música. E em 1959 essa missionária começou os ensaios do nosso coral em nossa igreja sede. Eu entrei no coral, cada corista recebia um hinário, o Cantor Cristão, com partitura musical. Eu e muitos ou a maioria não entendia nada, olhava aquelas bolinhas pretas, não sabíamos nem a letra. Eu era muito curiosa, não tinha nenhum instrumento, também não sabia tocar? e agora!

                      Coitada da regente, tão preparada e nós .parece um bando de índio. Eu precisava fazer alguma coisa para ajuda-la. Chorei e orei em minha casa e pedi ajuda do Espirito Santo, e dizia. Me  ensine, me ajude. Derrepente olhei para um acordião pequeno de seis baixos era um brinquedo da Raquel. E pensei :- será que posso achar o som do inicio dos hinos? É um tanto ridículo eu contar isto mas não sei como explicar; fui cantarolando e achando no teclado cada nota.
                       Nos ensaios do coral, a regente nos dava algumas noções de música. Fui descobrindo, assim aprendi as notas musicais, os tempos, os acidentes, os bemóis ,sustenidos e outros! Deus ia me ensinando.  NA PRÓXIMA POSTAGEM  ESTAREMOS COMPLEMENTADO ESTA PARTE,       
 
MISSIONARIA LUCILLE MARIE JOHNSON  REGENTE DO CORAL
OFICIAL DA IEQ. SÃO PAULO  1959  Já esta na gloria com Jesus.


quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

VIVENDO PARA OS PROPÓSITOS DE DEUS!

             Quando somos chamados para realizar a obra do Senhor, precisamos crescer na Sua maravilhosa Graça, para isso passamos por diversas situações na vida que nos preparam para os mais diferentes momentos e relacionamentos. Todo esse processo de amadurecimento tem como objetivo de nos dar condições de ter uma vida plena para cumprir o propósito de Deus em nós.
              Se vocês derem atenção ao Senhor o seu Deus e....Êxodo 15:26. Eu nasci para Jesus em Curitiba, mas o Senhor me levou para longe, não que eu quisesse, mas agora era Ele que me conduzia. Dou graças pelas lutas, provas, mas " O EU SOU ESTAVA  Á NOSSA FRENTE ABRINDO O CAMINHO " 
                Em São Paulo o meu ministério começou a florir. Aprendi com Missionários e Missionárias vindo direto dos Estados Unidos para trabalhar em São Paulo, como pastores, professores, do ITQ e outros ministérios. E conheceram a fundadora da nossa igreja, na cidade de Los Angeles , Aimee Semple MacPherson, aprenderam com ela, e passavam para seus alunos histórias e testemunhos desta Serva do Senhor. Minha professora da Escola Dominical chamava-se Miss. Louise Earl, chegou no Brasil em 1957. Aprendi muito com esta serva do Senhor. Hoje ela esta na Gloria.
                
                Mais tarde fui convidada para também lecionar na escola bíblica para as mulheres, eu crescia na graça de Deus junto com minhas alunas. Também  era escalada para dirigir o louvor um domingo por mês, fazia parte do coral oficial da nossa igreja. Enfim  Deus me levantou da cama e me curou para á Sua Gloria.
              CORAL OFICIAL DA PRIMEIRA IEQ DE SÃO PAULO  1959