segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

PROVEM, E VEJAM COMO O SENHOR É BOM SALMOS 34:8

.        O inimigo de nossas almas é inimigo da obra de Deus, usa todas as artimanhas para nos assustar. Quando a Raquel nasceu começou  ter umas reações estranhas. Ela dormia e de repente dava uns "tremeliques", se repuxando toda, e eu fiquei preocupada e não podia intender porque! Oramos pedindo ajuda do Senhor. Então veio á minha lembrança, um episódio ainda no Rio de Janeiro. Havia  uma feira de bugigangas e eu gostei de um brinquedo um palhacinho achei muito bonitinho! Dentro dele tinha umas bolinhas de chumbo, e eu estava gravida e gostava de brincar com ele. Eu colocava em cima da minha barriga e ele rolava e dava tremeliques, e eu ria bastante.
              E agora a Raquel estava fazendo o mesmo movimento esquisito que o palhaço fazia! Contei para minha tia Verginia e junto com ela oramos e expulsamos em nome de Jesus aquela manifestação maligna! A partir daquele momento, ela dormiu tranquila! Louvado seja o Senhor!

               Naqueles dias em Curitiba, tive sérias complicações. Meu seio esquerdo inflamou e infequisionou. fiquei muito mal não tinha apetite, não podia amamentar meu bebê, cada dia piorando e definhando. Muitos irmãos da nossa igreja em Curitiba, me visitavam, oravam  e faziam até vigília em nossa casa. Mas parecia que Deus nào estava ouvindo as orações. Eu piorava a cada dia. Cheguei até pedir que minhas tias ficassem com a Raquel, se eu partisse com Jesus.
                Meu sogro JOÃO PEDRO ROSA estava sempre atento cuidando de mim e me assistindo em tudo o que eu precisasse. Ele era um servo do Senhor com muita fé. Me visitava todos os dias, e dizia:- Para que eu não escrevesse nada sobre minha situação para o Júlio porque Deus precisava dele no Rio. Fale sempre que esta tudo bem! Porque Deus esta aqui e cuida de voçe da Raquel, melhor do que seu marido se estivesse aqui.
                  Todos me olhavam já sem esperança de cura. Minha tia era mulher de fé e oração. Um dia  de manhã, depois de orar, Deus revelou a ela, pelo Espirito Santo, que me levasse naquele dia na Farmácia Juvevê imediatamente que um farmacêutico resolveria o meu problema. Ela me vestiu, chamou um taxi, e fomos até lá.
                    No momento que chegamos ele não estava, mas logo chegaria. Cinco minutos depois um senhor vestindo um terno branco de linho, minha tia correu para explicar o que estava acontecendo comigo. De imediato ele examinou o meu seio e disse:- "Esta no ponto!" E não perdeu tempo. Aplicou-me uma anestesia local, e com um bisturi, fez uma pequena incisão no meu seio! colocou uma vasilha e jorrou cerca de mais ou menos um litro de uma secreção. Foi horrível , e  ele disse!" Que se tivéssemos demorado mais, a infecção  se espalharia  pelo meu corpo, podendo me levar á morte. Acreditem fui de taxi, voltei de ônibus, me sentindo muito bem e com muita fome e cada dia melhor!. AO SENHOR TODA A GLORIA. DEUS É BOM!!!
,

sábado, 28 de dezembro de 2013

DEUS ORDENA A SEUS ANJOS, PARA CUIDAR DAQUELES QUE SÃO SEUS

           No fim do ano, Dezembro de 1957. Pastor Júlio e eu do Rio viajamos para Curitiba afim de passar o Natal com nossos familiares. Também estava próximo o nascimento da nossa filha Raquel.
            Passado o  Natal e também revendo seus filhos Sueli e Tércio, ele retornou para Rio e eu fiquei em Curitiba com minha familia esperando o nascimento de nossa filhinha.
             Minha tia Verginia era parteira, muito boa parteira e eu confiava nela. Eu também fiz pré- Natal mas ela seria minha parteira, eu queria ter minha filha em casa.

              Tudo estava bem. Certo dia eu estava no mesmo quarto onde alguém um dia jogou um folheto. DERREPENTE, ouvi um barulho ensurdecedor, parecia que os céus estavam caindo sobre nossa casa. Corri para a cozinha apavorada, abracei minha tia Dorva, e logo o barulho parou. O que aconteceu? Um enorme caminhão estava caído dentro do nosso quintal Fez uma valeta na terra, e virou faltando uns dez centímetro para bater na parede do meu quarto. O motorista assustado não podia explicar o que aconteceu. Disse ele: Que um vento forte bateu na cortina da janela do caminhão e cobriu o rosto dele, e ele perdeu a direção.
                 Foi um livramento , como se a mão de Deus tivesse pego o volante, e torcido para o outro lado, impedindo derrubar nossa casa. 
                  Nosso Deus Todo Poderoso, que me livrou também ao meu bebê e ao mototorista porque nada aconteceu. Gloria á Deus.
                   Outra coisa estranha aconteceu! A noite do mesmo dia, todos nós estávamos acomodados para dormir. Na nossa sala, a luz ainda estava acesa, e havia na janela um vidro quebrado.ENTÃO UM MORCEGO entrou, e foi voando para o meu quarto, ele voava em circulo sobre mim. Eu gritava e me protegia com o travesseiro. Todos pensaram que eu gritava porque a criança estava nascendo.
                    Minha tia levantou-se e ascendeu a luz do quarto e o morcego agarrou-se na parede, ela então deu uma vassourada e o matou. Vinte e quatro horas depois 11,30 horas da noite dia 30 de Janeiro nossa filha Raquel nasceu !  Foi um parto bastante difícil.
                     As dores que eu sentia, eram insuportáveis, mas minha tia Verginia era uma mulher  de muita fé, e clamava pela presença de Deus! - DERREPENTE  caiu um poder sobrenatural sobre nós! O Espirito Santo veio sobre mim, e com muita força eu comecei orar em línguas estranhas e a louvar ao Senhor ! Não demorou muito, Raquel nasceu, linda e com a pele rosada! Era um milagre! Uma linda e maravilhosa criança, depois de umas dez horas de luta!
                         AO SENHOR TODA HONRA E GLORIA!!!.





ti


sábado, 7 de dezembro de 2013

CANTAREI PARA SEMPRE O AMOR DO SENHOR Salmos 89:1

               Agora eu era uma serva do Senhor. De Curitiba para o Rio de janeiro, louvando ao meu Senhor nas tendas, e testemunhando o amor de Deus através da minha vida.
                A Obra da Cruzada se  espalhando nos bairros do Rio. O Pastor Joaquim Pedro dos Santos Ele era negro e carinhosamente chamado de" Diamante Negro" havia armado uma tenda em Vaz Lobo , pastor Júlio e eu fomos ajuda-lo. Foi uma grande benção, mas depois de alguns meses essa tenda foi para JUIZ DE FORA, em Minas Gerais. O povo dessa obra foi transferido para um salão  alugado em Vicente de Carvalho, e o Pastor Júlio ficou pastoriando era 1956. E pela primeira vez conseguimos alugar um quarto,cozinha e banheiro, ao pé do morro de Vaz Lobo. onde estava a tenda.
                  Quando íamos para a tenda. tínhamos que prestar atenção  para não pisar sobre os despachos. velas acesas. galinhas pretas das macumbas. Estas coisas são comuns no Rio de Janeiro   quando olhávamos para cima, avistava todas as casinhas da favela no morro. Muitas vezes havia brigas e até tiros. Mas dávamos graças a Deus por aquele cantinho para morar.
                 
                  Estava muito difícil, porque o pastor Júlio nessa mesma época foi eleito Secretario do Conselho Nacional de Diretores da nossa sede em São Paulo, e todos os meses havia reunião e ele tinha que comparecer.

                   Alguns meses depois, fomos Visitar a tenda de Juiz de Fora, estava uma bençào, onde estava Pastor Joaquim "O DIAMANTE NEGRO" E tive o previlégio de cantar um hino. " Manso e Suave  Jesus esta chamando"  e também um dueto com o Pastor Ivan de Oliveira. Um moço foi para frente chorando e aceitou  Jesus ouvindo esse hino " Manso e Suave" Foi o primeiro hino que aprendi com o Pastor Júlio Roza.       

      PASTORA OROTILDES E PÁST. IVAN DE OLIVEIRA

                    Ao fundo Past. JULIO ROZA  RIO DE JANEIRO 1956                                                                                    

  

                                                                                     

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

REV. HAROLDO WILLIANS FOI VISITAR A OBRA NO RIO DE JANEIRO 1956.


                      Em Bangú foi alugado uma casa bem simples de madeira. Todos os obreiros , e pastores casados, solteiros todos juntos e misturados foram morar nessa casa. Era como uma república. Havia só um banheiro, dois quartos sala e cozinha. Uma obreira cozinheira cozinhava para nós.O pastor Geraldino e esposa dormiam em um quarto, pastor Júlio e eu no outro. Os demais obreiros se espalhavam como podiam com colchonetes pela sala, cozinha e até na banheira.  

                        Certo dia o presidente Nascional  quis ver o que estávamos fazendo e como estava a obra no Rio de Janeiro. Ficamos sem geito porque não tínhamos condição de hospeda-lo em um hotel. Então o recebemos em nossa republica. Ele também era um servo de Deus treinado, e enfrentava qualquer situação. Eu e meu   marido tínhamos um bom colchão de espuma e um par de travesseiro que ganhamos em São Paulo em nosso casamento. Era um colchão muito confortável. de inicio dormíamos no chão. Mas naquele dia especial estávamos recebendo o Presidente. Então conseguimos uma cama, demos uma boa ajeitada no quarto o quarto ficou até bonitinho e esse era o quarto do Presidente.

                         A noite depois da reunião na tenda, fomos para a casa, comemos alguma coisa, e na hora de dormir conversa vai e conversa vem, mas nós queríamos que o Rev. Willians  dissesse boa noite e fechasse a porta do quarto, para cada um de nós se ajeitar com podia.
                          Mas ele dizia aonde vocês vão dormir? Ele estava preocupado. Nós dizia-mos não se preocupe pastor  já esta tudo certo! Até que nos despedimos e ele fechou a porta.
                           Então cada um pegou um colchonete para se ajeitar como pudesse. O Pastor Geraldino e D. Edite sua esposa, meu marido e eu dormimos no mesmo quarto naquela noite, também no chão.
                            Obra no Rio não foi facil. Enfrentamos momentos difíceis e suficiente para desanimar. Pessoas estranhas cada um tinha uma maneira, seus hábitos . Voçê ja imaginou conviver com pessoas desconhecidas, embora com o mesmo objetivo de trabalhar para Jesus. Mas tínhamos que nos ajustar apesar de alguns choques de relacionamentos
                            
                            MAS A GRAÇA DO SENHOR ESTAVA SOBRE NÓS.

domingo, 1 de dezembro de 2013

AS PRIMEIRAS PROVAÇÕES EM "RIO DE JANEIRO" em 1956.

                 A obra da CRUZADA NACIONAL DE EVANGELIZAÇÃO, estava começando no Rio de Janeiro em 1956, numa grande tenda de lona em BANGÚ, com direção do Rev. Geraldino dos Santos e o auxilio  de um casal de pastores que moravam naquele bairro, pastor Francisco Suhett e sua esposa Maria Suhett e quatro filhos adolescentes. Hoje todos pastores abençoados e lideres da nossa igreja no Rio de Janeiro. Seus pais já estão na glória com Jesus.

                 Havia muitos obreiros pastores  ajudando a obra no Rio, inclusive Pastor Júlio que de Curitiba, também foi para lá. Somente foi a São Paulo para o nosso casamento. 
                  Então eu agora sendo sua esposa, chamada por Jesus deveria acompanha-lo, aonde meu marido fosse, então mãos a obra. A obra estava se espalhando no RIO de janeiro.
                  Estivemos auxiliando em Vicente de Carvalho, Vaz Lobo, Campo Grande e Santa Cruz. eram sempre três reuniões por dia com mais ou menos duas mil pessoas! Muitas vezes havia tumultos, provocados por grupos de rapazes desordeiros. Eles nos chamavam de os "ALELUIAS" BÍBLIAS, FALSOS PROFETAS, ENGANADORES! Certo dia eu e o pastor Júlio estávamos dentro de um ônibus no ponto final e um desses grupos balançavam o ônibus e gritando " falsos profetas" isso depois do culto á noite estávamos voltando para casa.
                    
                    Outra noite em Campo Grande no Rio, outro grupo sendo alguns filhos de oficiais do Exército, se organizaram para perturbar e atrapalhar a reunião na tenda. Havia mais ou menos cerca de três mil pessoas ouvindo a Palavra de Deus. E eram mais ou menos cinqüenta elementos que se colocaram ao redor do povo. Enquanto alguns gritavam:- " falsos profetas" - Quando todos olhavam naquela direção , outros gritavam "ladrões" e outras coisas! 
                     Isso estava acontecendo por varias noites e o Pastor aconselhava-os que não continuassem a fazer isso, e orava por eles. Mas até  que uma noite na totalidade de três mil pessoas cansadas dessas ofensas, se levantaram para pega-los! Contudo o pastor prevendo o que aconteceria, com autoridade impediu que o povo se movesse dos seus lugares. E orando, e entregando aqueles rapazes nas mãos de Deus. O bando ficaram assustados e não voltaram mais! Alguns  dias depois, soubemos que o líder da turma de arruaceiros,  teve um enfarte  e morreu no meio do campo de futebol, onde eles treinavam. Assim, acabou aquela perturbação. E alguns deles voltaram, mas para ouvir a  Palavra de Deus, e se entregaram á Jesus!  Amem!!!



                  

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

MEU CASAMENTO EM SÃO PAULO

                         17 DE MARÇO DE 1956  MEU CASAMENTO EM SÃO PAULO

                          Eu estava com apenas sete meses de conversão, quando me casei com o pastor Júlio Roza. Casamos no civil pela manhã. Á tarde, foi na igreja sede, o Rev. Harold Willians oficiou a cerimônia. Ele era o presidente nacional da I.E.Q. no Brasil, e pastor titular na sede em São Paulo.

                           Foi um casamento simples, sem festa, ninguém da minha familia pôde vir, mas a familia do pastor Júlio, seus pais, Seus irmãos Odete e esposo, pastor Pedro e sua esposa e como não poderia faltar lá estavam seus dois filhos, Sueli e Tércio, tão pequenos ainda!.

                            NA POSTAGEM  INTITULADA " O casamento na Tenda" Eu fiz um comentário sobre o Casamento da Odete irmã do pastor. Eu estava no meio do povo naquele dia, e admirei e achei muito lindo o vestido da noiva e pensei:- Se um dia eu casar eu gostaria de um vestido igual a esse , ninguém me conhecia. Pois acreditem foi com aquele vestido, que eu me casei, o qual ela me emprestou. Era exatamente o meu manequim!

                              Não houve dia da noiva, nem salão de beleza simplesmente me arrumei sozinha.O pastor ofereceu um modesto bufê de salgados e doces para os padrinhos e familiares. Esta é a história do meu casamento, muito abençoado por Deus.

                               Á você  quer saber da " Lua de mel?" Naquela mesma noite, logo após o casamento, viajamos de ônibus para Rio de Janeiro, pela primeira vez juntos. Fomos hospedados no PALACETE HOTEL, cuja diária era muito alta, por isso só pudemos ficar uma noite. Se ficássemos mais, com certeza teríamos que pagar a conta lavanda louça do hotel. Mas meu marido, queria me oferecer o melhor, pelo menos por uma noite! E assim o fez com muito amor! Fiquei muito feliz!
                 

   NOSSOS PADRINHOS AO MEU LADO Rev. Jacób Miscolty e esposa. No lado do Pastor 
   Rev. Carlos Borsoi e esposa . no centro Rev. Harold Willians e espora Mary Willians .
    Igreja sede em São Paulo 17 de Março de 1956.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

EM FEVEREIRO DE 1956 "MINHA PRIMEIRA VIAGEM"

                  Depois de muita oração não houve outro geito, viajei para São Paulo. Com um nó na garganta, eu sentia as lágrimas escorrendo pelo meu rosto, pois estava ainda muito assustada! com 21 anos, eu era uma jovem que nunca saíra de sua cidade, nem do seu bairro, e nunca afastara de sua família .Agora, lá estava eu dentro de um avião, com apenas uma mala, rumo ao desconhecido, para São Paulo! Confiando sómente no Senhor. Ainda bem, que o irmão do Pastor Júlio, o Pastor Pedro Rosa, me acompanhava!

                   Tudo era muito estranho para mim! Só me concentrava em Jesus, com muito medo, eu olhava aquele avião era um avião pequeno  com medo que caísse ! - Eu pensava na minha família  quando me despedi em Curitiba, meu pai, minhas tias meus irmãos, ficaram sem nenhuma ação, sem saber o que fazer, porque esta era a vontade de Deus. Parecia que eu estava anestesiada! Não podia intender muitas coisas, mas eu tinha certeza; eu estava segura nas mãos de Deus, e que Ele tinha um propósito, em tudo isso comigo!- Eu confiava nesse Deus maravilhoso! Minha família aceitara tudo, mas Claro, com muita tristeza. 

                      Eu me sentia como Abraão, quando deixou os seus parentes, e foi para uma terra desconhecida, muito longe da sua terra natal! Só por Jesus  mesmo. Minha familia não tinha dinheiro nem para minha passagem. O pastor Júlio mandou o dinheiro, e me orientou por carta como fazer e recomendou seu irmão para me acompanhar.QUE ALIVIO! Chegamos em São Paulo.

                       Cheguei um pouco atordoada por causa dos solavancos da viagem! Mas lá estava o meu noivo a minha espera no aeroporto! Naquela época uma moça de familia não era bem vista  sair de casa antes de casar. Muitas pessoas até alguns familiares se escandalizaram e surgiram boatos de que uma bailarina virara a cabeça do pastor. Não foi fácil enfrentar estas coisas maléficas. Existem coisas que só Deus e nós entendemos. Quando eu não era convertida se eu quisesse podia até seguir pelo mau caminho! Tive muitas oportunidades bem atraentes! Vi muitas coisas contudo, aprendi a separar as coisas certas das erradas.
                         Quando viajei para São Paulo foi a fim de me casar, e fiquei hospedada um mês na Casa do Rev Geraldino dos Santos e sua esposa Dona Edite. Mesmo longe dos meus familiares para me vigiar e cuidar ! Eu sabia que Deus me ouvia  e via tudo o que eu fazia de certo ou errado.
                          Mesmo eu estando em São Paulo eu estava só! Porque o pastor Júlio ja estava ajudando na Abertura do Rio de Janeiro . Nossa comunicação era por cartas. 
                         PRÓXIMA POSTAGEM  "  Convido todos para meu  casamento"






sexta-feira, 8 de novembro de 2013

21 de janeiro de 1956 " GRANDE SUSTO"

                 Era 21 de Janeiro de 1956, recebi uma carta que muito me assustou. Ele dizia:- Que não poderia esperar mais, e que seria melhor casarmos em São Paulo. Levei um choque, porque nunca havia saído de casa, nunca havia viajado! Ele explicava os motivos, era impossível deixar a obra, e ele estava precisando da minha ajuda, estava dormindo na própria tenda. Ele juntava dois bancos, e colocava um "colchonete"  para dormir.Ele mesmo estava lavando suas roupas.

                   Esta noticia causou uma verdadeira revolução em minha casa! Meu pai não era convertido, e claro não deixaria sua filha sair de casa, praticamente, com um homem estranho, embora fosse um missionário . Minhas tias e meus irmãos, já haviam aceitado Jesus, mas mesmo assim, era difícil eles entenderem.

                     Eu era quem cuidava da casa, dos meus irmãos, mesmo do meu pai, e da tia Dorva, que não podia andar por causa da paralisia. Eu tomava todas as decisões da casa, embora meus irmãos tivessem 17 anos e o outro 18. Foi muito difícil . Eu já estava quase desistindo. Tomei uma decisão! Conversar com a mãe dele. Dona Emília Rosa. Fui até a casa dela ela ouviu  leitura da carta, e derrepente ela se arrumou depressa, e me acompanhou até  minha casa, no outro lado da cidade, o Bacachei, enquanto ela morava no bairro do Portão

                      Reuniu toda minha família, tipo uma mesa redonda, e explicou o plano de Deus para, aqueles que Ele escolhe! Mostrou que eu havia sido uma dessas pessoas escolhidas! e que não nos assustássemos , nem minha família e nem eu. Tudo isso, era Jesus que estava preparando, e quando 
ele chama e nos escolhe, devemos obedecer, mesmo que pareça loucura.

                      Disse que eu não deveria temer, porque o pastor Júlio era dirigido pelo Espirito de Deus
e que nada de mal me aconteceria. e nem á minha familia porque Deus tem prazer em cuidar  de seus filhos, que o obedecem. inclusive, o pastor Júlio havia conversado com o pastor Geraldino dos Santos e sua esposa Edite, esse pastor era membro do Conselho Nascional de nossa igreja. Eu ficaria na casa deles até o nosso casamento.
                        Que prova difícil! Não foi facil , precisei de muita oração, discernimento  e direção do Senhor.  
                         Creio que minhas tias ja estavam arrependidas de me levarem  um dia na Tenda.









                            
    







                       
























sexta-feira, 1 de novembro de 2013

O DIA DO SIM! DIA 29 de NOVEMBRO DE 1955

                      O que aconteceu? a primeira coisa que fizemos naquele dia, foi tirar uma foto. Ele queria uma foto minha, e eu também queria uma foto dele. Ele me presenteou com uma linda pasta, para carregar o material do programa VISITA AO SEU LAR! Na pasta colocou uma placa de platina com o meu.  nome gravado, e a data do sim! 29/11/1955.  Tenho essa placa guardada até hoje. 

                        Depois levou-me até a sua casa, para eu conhecer seus pais e seus dois filhinhos.
Eu estava bem assustada com medo que seus pais não fosse com a minha cara, e as crianças será que iriam me aceitar? eu estava apavorada! Mas graças a Deus fui bem recebida, a Sueli tinha três anos ja veio no meu colo sorrindo, me chamando de mamãe.

                         Tudo ia acontecendo depressa, depois do dia 4 de Dezembro na outra semana ele viajou para S. Paulo. Não havia tempo para namoro! Isso aconteceu somente através de cartas.Lindas cartas . Ele me escrevia contando tudo que estava acontecendo, as Maravilhas que Deus estava operando em São Paulo! Também me aconselhava como proceder de agora em diante! Dizia que o meu testemunho de vida cristã diante das pessoas, fosse uma bençào! E que eu me preparasse para ser sua esposa, orasse muito, lesse a Bíblia, participasse dos cultos e da Escola Bíblica, pois eu seria uma missionária junto com ele. Enfim, eu entendia que ele iria precisar muito de mim!

                        Insistia sempre dizendo:- " Cuide da sua fé, do seu testemunho pessoal, e não queira mal quem a ofenda, trate bem a todos, mesmo que sejam inimigos, sem contudo, misturar-se com os tais. Eu recebia dele, pelo menos duas ou três cartas na semana. assim ele me pastoreava e me ajudava espiritualmente. me animava a continuar firme nesta caminhada de fé. Eram cartas de incentivo  me dando força espiritual, orientação. e ao mesmo tempo, cartas cheias de amor, muito carinho e respeito.
                          E eu ficava encantada com suas cartas, que guardo com carinho, algumas delas! Era muito difícil para ele, estar indo e voltando de São Paulo para Curitiba. O primeiro problema, era a falta de dinheiro. As viagens de ônibus naqueles dias eram longas e cansativas, não havia estradas asfaltadas, era muita poeira cerca de 14 horas de viagem  isso quando o ônibus  não quebrava.
                          Mais rápida seria de avião, mais era o custo seria muito mais alto. Contudo, ele  veio passar o Natal de 1955, com seus pais e com os filhos e agora "Logicamente " comigo. Apenas quatro dias e teve que voltar para S.P.  E eu ajudava na livraria da igreja, e continuávamos a nos comunicar através de cartas.
                                                   AAAAMMMMEEEEMMMM.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

HÁ PODER EM NOSSAS PALAVRAS

j                       Quando falamos alguma coisa boa ou má aqui na Terra, os anjos lá no céu, dizem AMEM e AMEM! Estão confirmando aquilo que irá acontecer - Por exemplo naquele dia que impensadamente eu falei "Vou me casar com ele" minha tia  Verginia. confirmou " Que os anjos digam AMEM! ficou registrado lá no céu.

                         Depois de orar pensar em tudo o que Deus me mostrou através  de sonhos e confirmações e acontecimentos no dia 29 de Novembro de 1955, dei a resposta do SIM, PARA O PASTOR JULIO ROZA.  Tudo estava acontecendo muito depressa, como se Deus tivesse um tempo determinado para cada ocorrência .
                           O encerramento   da segunda campanha do Missionário  Manoel de Melo, seria no domingo, dia 4 de dezembro, quando se realizaria o primeiro batismo das águas!  Foi no tanque do Bacacheri, que ficava em frente da minha casa. Cerca de 150 pessoas desceram as águas do batismo entre elas estava eu. Esse tanque não existe mais . Mas aí esta um desenho feito pelo Pastor Um ano antes da tenda chegar.Eu fui batizada nessas águas . Fui a primeira  porque tínhamos que ir para o radio para fazer o programa VISITA AO SEU LAR, e estávamos em cima da hora.
                            A Missão do Pastor Júlio em Curitiba. já estava terminando que foi a abertura da  CRUZADA NASCIONAL DE EVANGELIZAÇÃO. agora ele estava entregando mais uma igreja que nascia, ao Conselho Diretor da nossa Missão. Teria de imediato voltar para São Paulo e ajudar na 
 Abertura de obras no RIO DE JANEIRO.

                             Mas antes, ele me pediu em casamento e colocamos as alianças no dedo, porque na semana seguinte . Parece loucura! Nós não podemos intender " a dança de Deus"



ANTIGO TANQUE DO BACACHERI  primeiro Batismo 4 de Dezembro de 1955
Dezenho De Pastor Júlio  Um ano antes da obra chegar em Curitiba




PASTORA OROTILDES E.m 1955 
o
s







sábado, 19 de outubro de 2013

AS MINHAS PRIMEIRAS DECISÕES DIFÍCEIS

                    Principio de Novembro, pastor Júlio Rosa conversou comigo de uma maneira diferente.
Ele disse que estava sofrendo muito com a falta da sua esposa, e que a ferida ainda era muito profunda no seu coração, porque ele a amava muito. Não estava suportando mais ficar só. Estava se tornando difícil viajar e realizar a obra que Deus ordenara para ele fazer. DISSE-ME que estava orando, para que Deus preparasse uma companheira, uma ajudadora, que o apoiasse no seu ministério.

                    Ele teria que abrir outras obras, e teria também o problema com as crianças, seus dois filhos pequenos, Sueli com três anos e Tércio com um aninho. Eu ouvia tudo um tanto assustada. Mas ele pediu que eu orasse,  esse sentido também lesse bastante a Palavra de Deus, e pedisse a direção do Senhor sobre isso. Que eu deveria dar uma resposta logo. Claro! Fiquei um tanto perturbada e preocupada! Parecia uma estranha proposta de casamento. Me despedi dele, sem resposta, eu não sabia o que fazer. Não sabia nem orar direito, comecei a falar com Deus intensamente pedindo uma resposta!

                   Então, Deus me mostrou num sonho, eu estava embalando uma criança em meu colo, derrepente o sonho já mudou! Eu vestida de noiva. O estranho é que havia um lugar muito difícil para atravessar. Então, aparecia o pastor Júlio, vestido também  como noivo, e me carregando nos seus braços.
                     Acordava assustada e começava a ler a Bíblia, me ajoelhava, ou andava pelo quarto. 
Derrepente  ia falar com minha tia Dorva, ou com meu pai, mas ninguém podia me ajudar. Diante de tudo o que o pastor me falou, era evidente que ele estava me pedindo em casamento, para mim que não pensava nisto era a coisa mais difícil. Imaginem! Casar-me com um viuvo, com dois filhos pequenos!  não foi fácil!!!.
                     Ele não estava sabendo, o que Deus me mostrava em sonho. Mas ele ainda disse :- Se sua resposta for Sim. Serei o homem mais feliz neste mundo. Se for Não! ficarei muito triste mas vou entender.
                     Estava em minhas mãos e na Mão do Senhor. Depois Deus me fez lembrar daquele dia que eu ouvi a noticia  do falecimento da sua esposa em que fale:- "Oba! Vou me casar com ele!" Na Palavra de Deus diz:- Que os anjos no céu sempre dizem: Amem! Amem!. Apoc.7:11-12 "E todos os anjos estavam ao redor do trono e dos quatro animais ; e prostraram-se diante do trono sobre os seus rostos e adoraram a Deus dizendo: Amém, louvor e gloria,e sabedoria,e ações de graças, e honra e poder e força ao nosso Deus para todo o sempre. Amem!
                                     AAAAAAAAAAAMMMMMMMMMMEEEEEEEEEEMMMMMMM!










sexta-feira, 11 de outubro de 2013

JESUS CAUSOU UMA REVOLUÇÃO ESPIRITUAL DENTRO DO MEU SER

                      NESTE PRÉDIO, na Av. João Gualberto esquina com Constantino Maroqui, foi alugado dois andares, para a nossa igreja que nascia em Curitiba.
                       MAS COMO ESTAVA DIFÍCIL LIMPAR! Havia muita sujeira, pedaços de Madeira, serragem, havia até ratos mortos. Estou falando isto , porque ajudei limpar. E nessa limpeza, junto comigo, estavam as irmãs Amélia guerreira trabalhadora esteve conosco até o fim de sua vida hoje de saudosa memória, e nossa "Jóia rara" Tana Nascimento até hoje regente do coral de mulheres em nossa igreja.
                       Também outros irmãos e irmãs nos ajudaram. Claro, o pastor Júlio Roza, não foi dispensado! Subia as escadas com latas e latas cheias de água , para esfregarmos o chão , deixando-o "mais ou menos" limpo. Estava chegando o dia da mudança do povo da tenda para o salão.
                         Para  inaugurar o salão, novamente Pastor Júlio, convidou o Missionário Manoel de Melo para uma campanha. Cerca de duas mil pessoas que freqüentavam a tenda, passaram a ir áquele templo  provisório. E nesse local, começava a nossa primeira e querida Igreja do Evangelho Quadrangular em Curitiba, gerada do trabalho missionário da Tenda de Jesus!
                          Tudo isso aconteceu em Novembro de 1955. Comecei entender o que Jesus  quis dizer  em João 15:16 "Vocês não me escolheram mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome".
                           A partir daí, todas as coisas aconteceram muito rápido comigo. Ano 1955,Agosto aceitei Jesus na Tenda, Outubro recebi o batismo do Espirito Santo. Sem esse poder eu não poderia vencer, renunciar a minha carreira de cantora renunciar as coisas do mundo, coisas que eu achava importantes para mim. O Senhor Jesus realmente mudou minha vida, da noite para o dia Jesus causou uma revolução espiritual dentro do meu ser, que afugentou toda a obra das trevas . Ele não tira nada a força de nós. Ele espera e ajuda a nossa mudança. 
                           Depois que entregamos tudo a ele, então com muito amor, nos retribui e somos usados na sua obra para a glória de Deus.
                            Um exemplo disto, é que deixei minha carreira artística de doze anos, por Jesus num domingo, mas na semana seguinte, lá estava eu usando o microfone de uma rádio, mas agora para O Senhor ao lado do Pastor Júlio Rosa, fazendo o Programa VISITA AO SEU LAR! Ao Senhor Seja dado Toda a Honra e Gloria

MINHA ULTIMA APRESENTAÇÃO NO RADIO. Acompanhada com o Regional comandado
Pelo JANGUITO DO ROZARIO de 1943. á 1955  Radio P.R.B-2

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

PASSANDO PARA O LADO DE JESUS

                       Eu estava curiosa. O que poderia ser? O que o Rev. Júlio queria conversar comigo? Então ele jogou a bomba!- Disse ele:- Irmã eu estou precisando de alguém para me ajudar no programa "VISITA AO SEU LAR" porque a pessoa que me ajudava mudou-se para São Paulo.
                        Fiquei sem saber o que dizer. Parecia que ele sabia tudo o que acontecera comigo. Mas eu nunca falei com ele, e de fato, o pastor não sabia nada sobre a minha vida! Então eu  perguntei:- "O senhor sabia que até domingo passado , eu era cantora na Radio PRB-2 ?" Ele respondeu na maior naturalidade, não mas que ótimo! Se você canta bem , deve ter uma boa voz para falar no rádio! Pode ser uma boa locutora!" Então eu disse :- É só cantava, mas nunca falei no radio.
                         Então veio o susto maior quando, ele sugerio que na mesma semana, deveríamos ensaiar. Pediu meu endereço para levar os programas escritos, do que eu iria falar. E assim aconteceu, e fui aprovada. A partir dai como ele não tinha carro, íamos de ônibus fazer o programa VISITA AO SEU LAR- Alegro-me em saber que o Pastor Lauro de Castro e Pastora Oda Peçanha manteve  " O MESMO NOME DO PROGRAMA " até hoje.
                          Minha tia Dorva, costurava e bordava. Então a pedido do Pastor Júlio ela fez as primeiras faixas para colocar nos braços dos primeiros Diáconos e Diaconisas . Era feito com tecido branco e com as letras em Azul Marinho CNE! Nome da nossa Missão "CRUZADA NASCIONAL DE EVANGELIZAÇÃO" 
                            Pediu para que eu participasse da Escola Dominical aos domingos pela manhã. Isso já era na tenda para preparação dos candidatos ao batismo na águas.

                            Em NOVEMBRO de 1955, a tenda precisava sair daquele terreno. Pará onde iria aquele povo?  O Pastor pediu que o povo orasse pedindo um lugar para continuar a obra.
                             Então, o Pastor Mariano Rodrigues de Castro, ajudou na procura de um lugar.A família Castro e a família Rosa foram fortes alicerce, ao lado do Pastor Júlio, na implantação da nossa igreja em Curitiba, além de outros irmãos em Cristo.   Mais o incrível, foi que Deus  já havia preparado um enorme salão, em um prédio antigo, era de uma fabrica de moveis falida. Localizada na Av. João Gualberto, no Juvevê.
        ERA A ANTIGA FABRICA DE MOVEIS  SÃO LUIZ!.                  

terça-feira, 1 de outubro de 2013

VALE A PENA RENUNCIAR TUDO POR JESUS

               Eu havia escolhido Jesus como o meu Salvador,meu Senhor, meu Guia e o meu Rei! Aprendi que vale a pena renunciar tudo por Jesus. A minha renúncia foi muito dolorosa, contudo a renuncia de Jesus, foi muito mais. Ele renunciou a sua glória que tinha junto ao Pai celestial, para vir a este mundo, se tornando humano. Se despiu da sua divindade, e se tornou como um de nós, para perdoar os nossos pecados, e nos mostrar, que Nele podemos todas as coisas.

                Sem o batismo  com o Espirito Santo eu não teria coragem de tomar essa decisão eu estaria indecisa , mas o Espirito estava em mim. A minha decisão e a minha renúncia foram certas. 
                 Por isso precisamos da ajuda, e da força do Espirito de Deus. Tudo isso aconteceu no domingo. Na segunda feira eu já era outra pessoa! Fui a noite para a tenda, com muita paz e muita alegria! Eu estava finalmente livre, e podia dar o meu nome para o batismo nas águas! Me sentia leve e limpa, como se eu tivesse tomado um banho da água viva celestial! Glória a Deus! Eu estava livre para servir ao Senhor Jesus.

                    O meu primeiro pedido ao Senhor foi:- "Senhor, quero  te servir, mesmo que seja varrendo a tenda, limpando o pó dos bancos. Agora sou tua serva! - Usa-me, Senhor na tua obra!".    
                    Estávamos no fim do mês de Outubro, a noite estava muito fria. Eu estava vestida com um casaco  de pele sentada em um dos bancos. De repente, pela primeira vez o Pastor Júlio Roza fez um apelo. Precisava que alguém ajudasse no recolhimento das ofertas.Ainda não havia diáconos e diaconisas. Como ninguém atendia, ele olhou direto na minha direção e disse:- " A irmãzinha  poderia ajudar no levantamento das ofertas?"- Embora surpreendida, não consigo descrever a alegria que senti naquele momento! Era a resposta imediata  de Jesus ao meu pedido!

                     Na outra noite da mesma semana, quando terminou a reunião, pedi coragem ao Senhor e pela primeira vez conversei com o pastor Júlio Roza, que todos tratavam como Reverendo Júlio. Pedi para ele me incluir na lista de nomes para batismo nas águas, que seria no dia 4 de Dezembro de 1955. Na outra noite, antes de terminar a reunião, ele apontou na minha direção dizendo publicamente" Eu gostaria que a irmã esperasse um pouco, porque  tenho um assunto para conversar com a senhorita!.Olhei para traz, mas ele disse:- "É a Irmanzinha mesma"- Minha tia Verginia que estava  ao. eu lado, deu-me uma cotovelada, me lembrando daquilo que eu havia falado dias atras.
                    O QUE PODERIA SER ? Espere na próxima Postagem.
                                          XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

MORRI PARA O MUNDO E NASCI PARA JESUS

                  O Espirito Santo encheu o meu ser, e o meu coração de alegria era uma alegria tão grande que não havia mais lugar para o medo. Agora eu era uma nova pessoa, deveria tomar novas decisões para minha vida. Senti que Jesus precisava de mim, do meu trabalho e agora eu seria sua serva.

                    Nunca pensei que um dia eu deixaria o microfone da Radio. Cheguei a rejeitar propostas de casamento, porque a primeira coisa que os pretendentes me pediam era que eu deixasse de cantar na Radio e deixasse o microfone. Diziam:- Eu gosto muito de você, desejo ter compromisso sério, mas deixe de cantar no Radio. Minha resposta era:- Não me Peça isso, nunca vou trocar nada neste mundo, pela minha carreira de cantora, nem o microfone! Além do mais, eu nem pensava em casamento. Não estava nos meus planos.

                     Eu queria só agradar o meu Deus. Para isso eu deveria tomar certas decisões inadiáveis .                     No domingo, seria o dia de cantar, e seria a minha última apresentação, resolvi que chegaria um pouco mais cedo na Radio para falar com o Diretor. Quando entrei em seu gabinete, logo comecei a explicar e falar que naquela noite eu estaria me despedindo e que seria minha ultima apresentação. Levei um susto! Quando ele se levantou da cadeira e perguntou se eu estava ficando louca. Que eu estava jogando fora uma vida!. Eles já tinham decidido que com certeza, eu iria gravar logo um disco em São Paulo.


Ele ficou tão irritado comigo que não aceitou o meu pedido. Não aceitou me ouvir e disse :-Vou para casa, você vai cantar, eu vou ouvir, e não  aceito o seu pedido,e fim de papo!!!
                      
                      Fui  para o meu camarim, e o que fazer agora. Eu seria apresentada pelo grande apresentador SERGIO FRAGA. Estava vivendo uma luta terrível ! Luta espiritual! Dentro de mim, ouvia uma voz que dizia:- "VOCÊ VAI SAIR DAQUI HOJE!"- De repente outra voz dizia:-" NÃO, VOCÊ NÃO PODE SAIR DAQUI! ESTE É O SEU LUGAR!"  Esta luta continuou até que o apresentador me chamou
                     As cortinas se abriram, e eu cheguei  diante do auditório, sendo muito aplaudida. Fiquei em silêncio um pouco estranha, e sentia o mesmo poder que senti lá na Tenda no dia em que recebi o Espirito Santo, a mesma luz, a mesma proteção invisível estava ali comigo! E o Espirito falava através de mim. "Quero agradecer a todos vocês, os aplausos recebidos desde menina até hoje! Guardarei no  meu coração todo o carinho e atenção. Estou me despedindo de vocês, cantando esta última canção.

                      Não foi fácil, mas ainda pude cantar!!! O publico chorava sem entender minha decisão,  e enquanto a cortina se feichava. eu disse par mim mesmo "HOJE MORRI PARA O MUNDO  E ACABEI  DE NASCER PARA JESUS!"  

                                 

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

MÊS DE OUTUBRO DE1955, MÊS DO MEU ANIVERSÁRIO, QUINTA FEIRA.

                        Noite chuvosa, Minha tia Verginia e muitas outras pessoas , já haviam  recebido o Espirito Santo. Quinta feira era o dia de buscar o Poder do Espirito Santo. Estava chovendo até dentro da Tenda. Naquela noite , o Pastor Júlio não pode ir, mas havia um pastor auxiliar dirigindo a reunião naquela noite.
                         Não havia muitas pessoas, o Pastor chamou todas as pessoas que desejavam receber o Poder. Minha tia já havia recebido, mas levantou-se e foi para frente, eu também fui e me ajoelhei perto dela. Logo começou a orar em línguas e as orações cresciam, todos orando chorando então eu também fechei os olhos e comecei a também glorificar a Deus pela primeira vez. Senti uma luz sobrenatural muito forte sobre mim, era como fogo piscando! Então minha língua começou enrolar,e sentia uma proteção invisível  para mudar e transformar para sempre a minha vida!- Foi uma alegria imensa! Uma alegria inexplicável ! Tudo o que eu pensava, tudo o que eu achava difícil, ficou muito fácil! O que eu não entendia estava bem claro.

                          Mas ao mesmo tempo também senti uma tristeza profunda e chorei muito pelos meus pecados! Eu não era uma fumante viciada mas achava bonito fumar. Quando eu saia das reuniões da tenda, acendia um cigarro e ia para casa fumando. Mas depois daquela noite, senti tanta tristeza e vergonha por essa fraqueza.Apaguei o cigarros o joguei fora. Até hoje sei exatamente o lugar onde o joguei e disse:- EM NOME DE JESUS, NUNCA MAIS VOU COLOCAR UM CIGARRO EM MINHA BOCA.

                            Fiquei feliz pela minha decisão, mas alguns dias depois, tive um sonho diabólico .
Sonhei que havia voltado a fumar, e chorei muito pela minha fraqueza.  Mas  louvado seja o Senhor! acordei era apenas um sonho. O  diabo, é mentiroso, enganador e teimoso; mas Jesus é  poderoso, vencedor, e me tornou vencedora! Em Cristo, somos mais do que vencedores!
                            Depois de receber o Espirito  Santo, voltei  para minha casa, uma nova pessoa, com novas decisões. Gloria á Deus fui selada com o Espirito santo antes do batismo nas águas.

                                    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

domingo, 15 de setembro de 2013

" NÃO PODEMOS SERVIR A DOIS SENHORES"

             Ainda no mês de Setembro, pastor Júlio Roza, começou  a fazer uma lista de pessoas, desejosas a ser baptizadas nas águas. A data seria 4 de Dezembro de 1955, no tanque do Bacacheri, que hoje não mais existe. Hoje, naquele lugar é um Parque Publico.

               A partir dai começou a minha luta espiritual. Eu ouvia o apelo do pastor para o batismo nas águas, mas eu ainda não estava pronta, tinha compromisso com a Rádio.Claro que eu já não me sentia bem naquele ambiente, mas era a minha vida desde criança. Eu não tinha forças para sair. E eu ouvia o pastor pregar, que nós devíamos dicidir e não ficar em cima do muro. Vocês NÃO PODEM  SERVIR A DOIS SENHORES; não podemos servir a Jesus e ao diabo, ou ao mundo.

                Quando eu ouvia isto me sentia muito mal. Sentia uma angustia,ansiedade, porque eu já gostava de estar na tenda eu amava Jesus, e pensava que a minha vida poderia continuar assim. Mas quando Deus nos chama para a sua obra, não nos quer pela metade, mas por inteiro! A tenda de Jesus era a Grande Rede para pescar as almas! A rede encheu-se, e era a hora da limpeza a separação dos escolhidos do Senhor. Era a vez do Espirito  Santo trabalhar em nós.

                 Nas reuniões de busca do poder do Espirito Santo, o povo interessado se preparavam com jejuns e oravam ardorosamente pedindo esse poder. Na verdade essa é uma promessa de Jesus você pode até pedir, clamar, mas o receber não depende de qualquer coisa que você faça. Ouça o que Jesus prometeu: "Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós!" João 14:8 - E depois- " Mas recebereis a virtude do Espirito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jeruzalém  como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra."-Atos 1:8 - Até Jeruzalém ,Judéia e Samaria era com os discípulos; mas até os confins da terra, seria com os pregadores dos últimos dias, também revestidos com a virtude do Espirito Santo.

                   Eu participava das reuniões, mas não estava preparada para ser batizada  nas águas. Receber o Espirito Santo? mas nem pensar! E o inimigo colocava estes pensamento em minha mente.   "Como o Espirito Santo iria tocar em uma pessoa tão fraca como eu? e o diabo continuava dizendo:-Se você não tem força para se desligar das coisas do mundo, continue cantando para o mundo, não há problema.

                                    XxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxX

terça-feira, 10 de setembro de 2013

O CASAMENTO " NA TENDA "

                  Aconteceram muitas coisas no ano de 1955. No mesmo mês de setembro, depois do falecimento da esposa do Pastor Júlio, já estava marcado o casamento da sua irmã Odete.
                   Ela fez questão para casar na Tenda. E no dia 17 de Setembro aconteceu. A tenda foi enfeitada, havia até tapete vermelho. O noivo conheceu ela quando o pastor Júlio abriu a obra de Evangelização em Campinas em 1954. O noivo chamava-se Álvaro era um alemão, e toda sua família eram da Igreja Presbiteriana.
                    
                    Foi um grande acontecimento em Curitiba, a Tenda superlotada. Os parentes do noivo moravam em Campinas, gente muito chik, muito bem vestido os padrinhos , se misturaram com o povo. As pessoas que passavam na rua, nos ônibus  ficaram assustados com aquele movimento.

                      E os comentários era um só.  MAS QUE COISA ESQUISITA, UM CASAMENTO NUM CIRCO AQUI EM CURITIBA EXISTEM TANTAS IGREJAS LINDAS, PORQUE CASAR NUM CIRCO.
                      Mas foi muito lindo. Eu também estava lá e assisti, mas de longe, misturada com o povo. Uma coisa que eu admirei foi a noiva, estava linda com um vestido deslumbrante todo de renda.
 E até pensei, comigo mesmo. " É casar não é fácil, mais um dia se eu casar eu gostaria de um vestido igual a esse!!!. E esqueci o assunto.
                       O pastor Júlio que oficiou o casamento. Mas você pode imaginar como estava o coração dele? Ele estava muito abalado e triste, pela falta de sua esposa. Foi muito difícil  para ele e em dado momento, ele começou a chorar e então outro pastor teve que continuar com a cerimônia .
                       E O ESPIRITO SANTO ESTAVA TRABALHANDO,  com os novos convertidos. Todas as quintas feiras, havia uma reunião de busca do poder do Espirito Santo. Muita gente estava alcançando essa benção. Havia manifestações sobrenaturais! Quando terminava a reunião, os irmãos queriam mais, então em vez de ir para suas casas, se reuniam  em seus lares, aqueles que já estavam revestidos, oravam por aqueles que ansiavam por essa experiência. Assim muitos eram selados com o batismo com o espirito 

                                   xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

E DEUS CONTINUAVA OPERANDO MARAVILHAS NAQUELE LUGAR

                    Depois da Campanha do Pastor Manoel de Melo, da Primeira Concentração  na Praça Osório o número de pessoas diminuiu um pouco. Ficaram aqueles que de fato estavam convertidos, que buscavam ouvir  mais a Palavra de Deus e que desejavam mais poder do Espirito Santo.
                     
                     Mas os sinais e milagres e curas aconteciam! E o mais maravilhoso, é que no meio desse avivamento, aconteciam muitas conversões e transformações de vidas! Deus estava trabalhando também no meu coração, Tranformando-me, preparando-me para o ministério e eu não sabia.
                      A Tenda chegou no Bacacheri em 4 de julho. Minhas tias começaram a freqüentar as reuniões antes que eu. Elas tiveram o previlégio de conhecer e conversar com a esposa do Reverendo Júlio.Eu não cheguei a conhece-la. No final da reunião ela foi conversar com minhas tias, dizendo que era a esposa do pastor, e apontava de longe cada membro da sua família. E elas comentaram á respeito dela , que era muito alegre, simpática, e cantava os cânticos muito bem.
                       
                       Era Setembro de 1955, em todas as reuniões era feito uma oração especial pela saúde dela, pois ela não estava bem, e os pastores pediam que o povo orasse pela esposa do Pastor Júlio.
                        E no inicio do mês, meu primo voltando de uma reunião da tenda, deu-nos a triste noticia:- A ESPOSA DO REV. JULIO ROZA MORREU!. Claro o choque foi grande, creio que principalmente para ele, já passando por tantos problemas, com perseguições, enfim mais um baque!!
Mas eu sendo jovem, mais ou menos convertida as vezes não pensava antes de falar, Sabem o que eu disse, e que não era o momento de dizer? E u dei um pulo e disse "OBA!" VOU ME CASAR COM ELE! Eu não pensei falei. Minha tia Virgínia, numa espécie de palavra profética, falou!"QUE OS ANJOS DIGAM AMEM!"  Eu não Pesei as palavras quando falei isso!
                          
                          Pastor Júlio, pagou um preço muito alto para abrir a obra de Deus em Curitiba.
Sua fé foi provada duramente, mas Deus estava com ele, consolando seu coração, e salvando almas e curando centenas e centenas de pessoas!- além das perseguições, creio que a maior prova foi a perda da sua primeira esposam Dona Palmira. A sua enfermidade se agravou aqui em Curitiba, e Jesus a levou para a sua morada  Celestial. Deixando sua filhinha Sueli com quatro anos e um bebê Tercio com apenas um aninho.




                      

sábado, 24 de agosto de 2013

" OS CURANDEIROS" E OS FALSOS PROFETAS " MALANDROS"

               Um jornalista católico escreveu um artigo intitulado "OS CURANDEIROS", na Gazeta do Povo, onde acusava a Cruzada de "arapuca" e os pregadores de " malandros",pedindo em altos  brados  a nossa prisão.( assim relata  Rev. Júlio em seu Livro O EVANGELHO QUADRANGULAR NO BRASIL). Enquanto perseguições e acusações, tudo isso contribuía de maneira efetiva para aumento da frequência . As multidões aumentaram, e o povo passou a se simpatizar mais ainda com a obra e os pregadores.

                 No seu livro histórico o  Pastor Júlio diz:- "Não posso deixar de mencionar o querido  irmão na fé. Sr. IRENO DYONISIO REICHELT, já falecido, e Diretor do "Circulo da Oração" que corajosamente exigiu dos mesmos jornais perseguidores a Publicação de um artigo seu intitulado  " EM DEFESA DA TENDA DE JESUS" Na ocasião, ele era candidato a vereador em Curitiba. 

                 Esse artigo foi uma das primeiras defesas públicas em favor da Cruzada.

Palavras do Pastor Júlio:- Que eu saiba, nenhum daqueles pastores respondeu ou veio a público aceitando o desafiou  deste corajoso irmão. É claro que hoje a  Cruzada  não infrenta mais esse tipo de clima polêmico, pelo menos não de um modo geral. Lá uma vez ou outra, repetem-se fatos  se ela tês no tocante á intolerância  religiosa, que são  sempre superados. sem dúvidas, perseguições contra  os Cristãos sempre haverão desta ou outra forma; trata-se de Satanás opondo-se a CRIST até o fim.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

OS " SANTOS " DO CIRCO DO BACACHERI.

                As pressões e calúnias que a obra sofreu em Curitiba não pararam  com o episódio  policial.    
                Como disse, o jornal " Diário do Paraná " reportagem agressivas, por meio de manchetes como estas, procurando desmoralizar a obra. "CONTINUAM EM PROSPERAS ATIVIDADES OS "SANTOS" DO CIRCO DO BACACHERI. O mesmo jornal em 18/8/55, saiu numa entrevista com um Pastor onde dizia" ESSE MOVIMENTO É FALSO. 

                  O inimigo com toda certeza estava, estava com muita raiva, a obra do senhor continuava cada dia mais forte. Vamos postar mais algumas fotos do arquivo Júlio Roza 
         A TENDA DE JESUS

MANOEL DE MELLO E JULIO ROZA  ORANDO PELOS INFERMOS  A HORA DOS MILAGRES

ANO 1955





O MOVIMENTO  DE PESSOAS E CARROS DA ÉPOCA NA GRANDE CONCENTRAÇÃO  DA  CRUZADA EM CURITIBA NO ANO 1955
 PRAÇA OSÓRIO  UM DOMINGO DIA 14 de AGOSTO DE 1955                                                              


                 

domingo, 18 de agosto de 2013

FOTOS E RECORTES JORNALÍSTICOS DO ARQUIVO DE JULIO ROZA. 1955

CONCENTRAÇÃO  NA PRAÇA OSÓRIO  14 de Agosto 1955 Curitiba Pasto Júlio Roza 
PASTOR JULIO LENDO TESTEMUNHOS
NA DELEGACIA A DIREITA:- pastor Júlio Roza, pastor Jessé Toledo, Pastor Manoel de Melo  e Pedro Lande.

sábado, 17 de agosto de 2013

A TENDA DE JESUS EM CURITIBA EM 1955

                        Como uma espécie de treinamento, Deus usou o pastor Júlio, primeiro na cidade de Sorocaba, depois Campinas e Piracicaba,no Estado de São Paulo. a partir daí, realizou o seu sonho, abrindo a obra em Curitiba, em 28 de Maio  de 1955, na  Av. Princesa Isabel na área central da capital, com tempo chuvoso e muito frio. Ficando  naquele local uns dois meses.

                        E no dia 4 de Julho de 1955 , mudou a tenda para o bairro do Bacacheri. Já na primeira noite havia umas 800 pessoas. É claro que foi feito propaganda pela Radio " Programa Visita ao seu lar"  esse programa era aberto em todas as cidades onde a tenda chegava uns 20 dias antes da inauguração, foi distribuído milhares de folhetos em toda cidade. Duas semana depois Pastor Júlio convidou um evangelista chamado Manoel de Melo, foram dias de bênçãos maravilhosos, com perto  de três mil pessoas por dia na tenda, em duas reuniões. Centenas e centenas de pessoas curadas e convertidas a Cristo. E a obra estourou em Curitiba.
                         
                         FOI  nesse tempo que eu conheci Jesus, Agosto de1955. Também começou as perseguições pela imprensa sensacionalista, os pregadores eram chamados de falsos profetas, pelos médicos enfim :- Certo dia, na reunião da tarde, o Pastor  Júlio  estava pregando um policial colocou a  mão no ombro dele e disse me acompanhe! ! O pastor disse primeiro vou fazer uma oração pelo povo  e o povo começou orar dizendo Aleluia, aleluia!!. e todos os obreiros foram levados com o pastor para a delegacia, dentro da viatura e a sirene ecoando. E foram interrogados, mas logo liberados, pois não havia nenhum crime. E na reunião da noite, lá estavam pregando o evangelho do Senhor Jesus, e orando pelo povo.

                          Quanto mais o Satanás ameaçava, mais o Senhor abençoava. E sabe o que aconteceu?. No Domingo estava marcado a  Primeira Concentração na Praça Osório, e o Pastor pediu ao delegado que se seria possível mandar reforço policial e conseguiu.  Sabe quantas pessoas compareceram? cerca de seis mil pessoas. Na época foi fora do comum! No final, aquela multidão desfilou pela Rua Quinze de Novembro, indo para a Tenda.

FOTOS DOS ARQUIVOS DO PASTOR JULIO ROZA (recortes de Jornais ( 1953 )

 UMA SEMANA ANTES DA TENDA, OS CULTOS ERAM REALIZADOS NUMA IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE, O PASTOR REV SILAS DIAS ABRIU AS PORTAS DE SUA IGREJA, PARA O "Movimento da Cura Divina". Mais tarde esse movimento passou a chamar-se "CRUZADA NACIONAL DE EVANGELIZAÇÃO. Nesse templo cabia 400 pessoas, ficavam mil pessoas para fora. Foi colocada uma grande faixa de pano escrita:- ALERTA, POVO DO CAMBUCI ""Cura divina pela oração-Todos são benvindos- entrada franca. Conferencista RAYMOND BROATRIGHT.


ALGUMAS FOTOS E REPORTAGENS DO INÍCIO EM SÃO PAULO EM 1953.


quarta-feira, 14 de agosto de 2013

EIS QUE IRAS PARA A TUA TERRA E PARA MUITO LONGE


                Pastor Júlio Roza, foi  o primeiro Pastor ordenado no Brasil. Súa credencial é número 1. Em 1954 Ele abriu no Estado de São Paulo, as seguintes obras:- SOROCABA, CAMPINAS E PIRACICABA. Mas o sonho dele era abrir a obra em Curitiba.

                 Ele orava, e dizia em suas orações: " Pae eu quero. Xxlevar esta obra para minha terra, o Estado do Paraná " Participava das reuniões de orações, falava em línguas, e Deus falava através de alguém que não sabia do seu sonho, " EIS QUE IRAS PARA A TUA TERRA E PARA MUITO LONGE" e assim por pelo menos Deus falava por pelo menos três pessoas diferentes e em reuniões diferentes.

                   Porque Ele nasceu no Estado do Paraná do seu desejo era Curitiba. Nessa época ele estudava e morava em São Paulo, casado com sua primeira esposa, Dona Palmira. Cursava uma faculdade de teologia se preparando para ser pastor. Quando os missionários americano , começaram as campanhas evangelisticas em São  Paulo, ele foi buscar a cura para sua querida esposa, que sofria de ataques epilépticos .

                     Lá chegando, ele teve de fato, o seu encontro com Jesus, o Deus vivo! Naquela mesma noite, ele se converteu de verdade, com choro e arrependimento. Voçê poderá dizer mas ele não estava fazendo a faculdade de teologia? Não estava convertido? - Prefiro não tratar disso. É assunto dele, e já foi superado, Como? - Foi simples, Alguns dias depois, pastor Júlio recebeu o poder do Espirito Santo, e se uniu com aqueles missionários em constante oração, quando então, sentiu o chamado para fazer a obra de Deus. pregando o evangelho numa tenda de lona.

                      A partir dai, Deus realizou o seu sonho, em 1955 em 28 de Maio. A tenda não veio pronta. Ele recebeu a cobertura de pano da tenda e mil reais e a fé e coragem. Todo o equipamento de uma tenda tinha que ser comprado. Madeiras para confeccionar  os bancos desmontáveis ,madeiras para fazer estacas,cordas etc. tudo o que uma tenda precisa. Graças a família Castro que já estavam esperando e orando e também a família  Rosa os pais do pastor Júlio. muita gente trabalhou preparando, até o dia da inauguração.

                                           xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

terça-feira, 13 de agosto de 2013

FOTO DOS MISSIONÁRIOS AMERICANOS

 







Missionários americanos  Rev HAROLDO WILLIAMS  cantando e
                                        Rev RAYMUNDO BOATRIGHT tocando guitarra 
                                         Na tenda em São Paulo, inicio desta Cruzada

                           


                             

VOCÊS ESTÃO FICANDO FANÁTICAS

                          VOCÊS ESTÃO FICANDO FANÁTICAS

                          No outro dia, as 17:30 horas, minhas tias já estavam saindo de casa para tomar o ônibus . As reuniões começava ás 20 horas, e havia poucos bancos, e uma grande multidão ficavam  em pé. Então quem queria lugar tinha que chegar bem mais cedo.

                           Elas me perguntaram, você não vai hoje? - Eu respondi, hoje não ! Eu já fui hontem, cuidado vocês vão ficar fanáticas. Elas apenas disseram: Se você quiser jantar o seu prato esta em cima do fogão, quentinho! - E foram embora.

                            Fiquei sozinha, e uma coisa estranha começou a me incomodar. Fiquei inquieta, angustiada, sentindo uma grande aflição. Não consegui ficar dentro de casa. De repente, peguei um agasalho, e tomei próximo ônibus e fui para a tenda. Minhas tias, se assustaram quando me viram chegar, mas ficaram felizes! Comecei a cantar com muita alegria os hinos. Era uma alegria celestial, que Deus colocava no meu coração!

                             Desde aquela noite, eu passei a ter prazer em estar nas reuniões! Não faltava, a não ser nas quartas feiras e aos domingos, porque eu tinha contrato com a radio PRB2- Contudo algo começava a acontecer, eu já não estava me sentindo bem quando estava na Radio. Todos os meus colegas passaram a me estranhar e perguntavam o que esta acontecendo com você? Mas nem eu conseguia explicar.

                               Agradeço a Deus hoje, porque muitas pessoas e pastores, oraram e clamaram ao Senhor por um reavivamento de Evangelização em Curitiba, inclusive a família Castro, também a família Rosa os pais  e os irmãos do Pastor Júlio que moravam em Curitiba. Muito irmãos participaram e viram as Maravilhas  que Deus fez em S.Paulo, através  dos missionários  americanos, Haroldo Williams e  Raymundo Boatright!

terça-feira, 23 de julho de 2013

OS TRÊS JOVENS QUE NÃO SE PROSTARAM PERANTE A ESTATUA DO REI.

Esta no livro de Daniel Capitulo 3. Essa foi a primeira mensagem que ouvi naquela noite. Os três jovens não obedecerão o rei, mas ficaram firmes sem se preocupar com as outras pessoas. Eles obedecerão ao Deus vivo. E foram lançados na fornalha ardente por não se prostarem diante da estatua do rei. Mas algo fantástico aconteceu! Quando o rei pensou que eles já haviam morrido queimado teve uma surpresa! O rei olhou dentro da fornalha e disse"Não foram três homens atados lançado na fornalha?" Como estou vendo quatro e estão soltos andando no meio do fogo, e a aparência do quarto homem é a do filho dos deuses.

Essa mensagem tocou em mim, desde criança fui ensinada a rezar muitas vezes eu me ajoelhava um pouquinho para cada imagem fazia meu pedido e pensava que aqueles santos poderiam interceder por mim perante Jesus. Pelo menos um deles teriam mais prestigio perante Jesus.
Estudei catecismo, fiz primeira comunhão, fui crismada, participei de procissões vestida de anjo, quando criança. Um dia me perdi da minha mãe, me levaram no palanque, e o padre chamou minha mãe pelo nome. Era na catedral da Praça Tiradentes.

Naquela simples Tenda de lona piso de serragem eu via pela fé um Jesus simples diferente, vivo, lindo, forte, poderoso e cheio de amor por todos nós! Não posso intender porque pessoas precisam ouvir muitas vezes, até anos a Palavra de Deus, para decidirem entregar suas vidas ao Senhor Jesus- Mas creio que Deus trabalha para a conversão de cada pessoa, de maneira diferente. Comigo, Deus tinha um propósito diferente. O Espirito Santo, fez uma obra nova e rápida na minha vida! Era uma força divina, operando de maneira sobrenatural em mim!
As lagrimas corriam pelo meu rosto . Quando o missionário terminou a mensagem, convidou as pessoas para aceitarem Jesus naquela noite, mesmo entendendo tudo, achei que não era comigo. Aquele não era o meu lugar.Quase todas as pessoas levantaram as mãos, mas eu não. Contudo, DERREPENTE , senti uma força estranha, e tive a impressão de que minha mão levantou sozinha!. O missionário mandou o povo repetir as palavras aceitando Jesus, e eu também repeti. Depois perguntou :- Quem vai voltar amanhã?- Fiquei até um pouco irritada e pensei:- Isto também é de mais! Eu até posso vir algumas vezes, mas todos os dias? Não! Todos levantaram as mãos! E sem eu querer novamente vi minha mão levantada! Eu não podia intender como isso acontecera
XxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxX





Esta é a Primeira Tenda de Jesus armada no bairro do Bacacheri, vinda de São Paulo para Curitiba, sobre a Direção do Rev. Júlio Roza em 1955. Nesta Tenda conheci Jesus.



domingo, 21 de julho de 2013

ANO 1955 " MINHA INCRÍVEL CONVERSÃO A CRISTO"

Eu estava com 21 anos de idade. Naquele dia eu estava em meu quarto, enchi uma grande bacia com água perfumada para o meu banho. Era uma quarta feira dia de cantar na radio B-2-: Meu nome constava no cartaz de entrada da radio do programa de auditório.

Antes de fechar a janela para o meu banho, alguém jogou um folheto dentro do quarto.
Curiosa peguei aquele folheto, pensando tratar-se de uma propaganda comercial. Havia uma foto de um circo e estava escrito" VENHAM VER E OUVIR O HOMEM QUE RESSUSCITOU" Pensei será uma peça de teatro no circo?
Interessante que era um lugar onde sempre era armado Circos, Parque de Diversões e Touradas. Rua Erasto Gaertner no bairro do Bacacheri. E eu morava no mesmo bairro.
Quando chegava um circo ou outra atração todos os moradores daquela redondeza inclusive minha familia. Minhas tias foram mas eu naquela noite não podia ir porque tinha compromisso no outro dia eu fui.
Qual foi minha surpresa, eu fui para me divertir um pouco, pensando será que o palhaço é bom? Quando cheguei lá havia mais ou menos "DUAS MIL PÊSSOAS" todos cantando uma alegria imensa fiquei um pouco assustada, mas fui me infiltrando no meio da multidão. Eu Comesei sentir algo estranho no meio daquele povo. Era muita gente eu não podia ver quem estava cantando e nem o pregador, só ouvia. Umas pessoas gritavam ALELUIA, GLORIA Á DEUS. SORRIAM E OUTROS CHORAVAM, eu me sentia tão pequena tão indigna a medida que o pregador falava de Jesus eu nunca ouvira alguém falar assim de Deus.
E num cantinho no meio da multidão, Jesus me achou e me envolveu com o seu amor! Pela fé eu sentia Jesus perto de mim na minha frente, eu sentia Jesus falando comigo,muito perto, tratando de mim! Comecei a chorar como nunca, meu coração batia muito forte! Logo meus olhos espirituais se abriram e eu comessava entender e ver coisas, em que nunca pensara antes!
Comprendi que em toda a minha vida, desde que nasci até aos 21 anos, minha existência foi em vão. Entendi muito bem cada palavra que o Pregador dizia sobre A palavra de Deus. que Jesus é vivo, que Ele fala conosco através da Sua Palavra! que maravilha! Jesus Morreu por minha causa, e precisa de mim. Só agora eu podia ouvir e entender essas coisas!

Era o Missionário Manoel de Melo quem estava pregando, a convite do Rev. Júlio Roza, o diretor da Tenda. Estava acontecendo a primeira campanha e pela primeira vez eu ouvia a Palavra de Deus!
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Algumas fotos da minha família...

Gostaria de compartilhar com vocês algumas fotos dos personagens que citei na história narrada até aqui...

Minha mãe Helena e meu pai Otávio.



Minha primeira professora.

 
Da direita pra esquerda: Joel, meus irmãos: Olívio e Osvaldo e Pr Lauro de Castro. Estavam cantando na Primeira IEQ de Curitiba
.


 Minha tia Dorva.





Eu e minha mãe.




Meus dois irmãos.


href