domingo, 7 de dezembro de 2014

PRECISÁVAMOS MORAR PERTO DA IGREJA MAS NÃO ESTAVA FACIL

            Para realizarmos um trabalho mais eficiente, precisávamos alugar uma casa, para estar mais perto da nossa igreja. Estavamos na casa de nossa filha, Raquel pelo menos uns três meses e a nossa mudança numa garagem. Pedimos aos irmãos nos ajudar procurando a casa mas o tempo foi passando e nada. O pastor Júlio, já com uma certa idade, dirigindo a nossa Brasília a noite, as vezes com chuva, e o bairro que estávamos era bem longe da igreja.
              Para falar a verdade o bairro da nossa igreja chamava-se Vila Santa Maria, em Santa Felicidade. Era completamente oposto do bairro que eu cresci, parece que eu não estava em Curitiba.
              Era um tanto estranho, as vezes eu pensava como as coisas acontecem na nossa vida.
              Me converti em Curitiba, na primeira tenda, no bairro do Bacacheri, no meu bairro em 1955.
transformou a minha vida através do poder do Espirito Santo, fui batizada nas aguas no primeiro batismo no Tanque do Bacacheri, Ele me chamou para ser esposa do pastor Júlio,  me tirou do lugar que eu nasci e cresci para ser uma missionaria junto com meu marido. Na época que retornamos para
assumir a 39a.Igreja eu estava fazendo 39 anos de conversão e eu não creio em numerologia.
              Mas voltando ao problema da casa, os irmãos perguntavam:- Como é que a senhora quer a casa? Eu dizia, uma casa com três quartos, dois banheiros e as demais dependências ! E garagem para o nosso carro! Estaria querendo demais? Na igreja quase todos  me diziam:- Pastora a senhora esta exigindo demais! Aqui neste bairro a senhora não vai encontrar uma casa assim!
               Só que eles não sabiam tudo sobre a casa dos meus sonhos que eu pedia em oração! Eu orava e pedia ao meu Pai Celestial! SENHOR, EU GOSTARIA DE UMA CASA EM QUE A COSINHA NÃO FOSSE MUITO PEQUENA, E QUE FOSSE QUADRADA, COM AZULEJOS BEGE E ONDE EU POSSA   ME SENTIR BEM!
               Eu tinha certeza de que ela estava escondida em algum lugar.
               Era domingo no final do culto, o pastor auxiliar, João Gomes, fez um desafiou ao povo para jejuar e orar durante a semana pelo nosso problema. Na mesma noite outro irmão juntamente com sua esposa, nos falaram sobre uma casa que possivelmente nos serviria. 
                Passamos por lá de carro, mas era noite, estava muito escuro, não dava para a  ver direito e achei que a casa era muito grande em meio ás sombras da noite.
                 No outro dia ,meia desconfiada fomos ver a casa. 



























 

domingo, 23 de novembro de 2014

OS PLANOS E PROPÓSITOS DE DEUS PARA NOSSAS VIDAS

                Para as pessoas que não conhecem os propósitos de Deus parece coincidência, mas para nós que vivemos no centro de Sua Vontade divina vemos a mão de Deus operando.
                Acreditem se quiserem, no dia em que o pastor Júlio foi conversar com o dono do terreno, após telefonar-lhe, ficou surpreso, porque a 10 anos atrás, antes de irmos para Belo Horizonte, um alfaiate havia feito dois ternos para o pastor. Sabem quem era o alfaiate? Era o dono do terreno!
                Por isso quando estamos envolvido maravilhosamente nos planos de Deus, é Ele que comanda nossa vida.A nossa volta para Curitiba para pastorearmos a igreja de São Bráz, foi claramente uma determinação do  Senhor Deus! Ninguém poderia impedir e nem mudar nada!
               Pastoreamos a 39a.IEQ, por três anos e meio, enfrentamos vários problemas, mas recebemos muitas bênçãos ! Recebemos uma igreja com "Nove reais em caixa" mas Deus mudou a história. A igreja foi abençoada e prospera, todo o tempo em que lá ficamos.
               Louvamos ao Senhor, porque em todas as igrejas que pastoreamos, o Senhor abençoou Seu povo com prosperidade e prosperava as cidades também!
                Foi uma experiência nova para nós, porque nunca havíamos pastoreado uma igreja que não tivesse sido fundada, constituída e organizada por nós. Ao receber  a igreja 39a. mesmo sendo de madeira, foi como uma caixa de presente, com muitos pacotes! Não conhecíamos ninguém, cada pacote era diferente. Algumas embalagens bonitas mas não muito úteis, outras mais simples, mais modestas, mas muito úteis!  Enfrentamos  algumas decepções  mas esse foi o material e instrumentos que o Senhor colocou em nossas mãos, filhos de Deus abençoados, para nos ajudar a realização 
da sua obra.
                Diversas vezes , de mãos dadas com toda igreja, oramos fazendo um circulo em volta do terreno, que tinha 536 metros quadrados, já era da igreja, já pago com muito esforço, e víamos pela fé o novo templo construído. Claro que o Senhor não exigiu que fossemos nós a assumir esse lesado encargo. Outro pastor iria construir.

      NOSSA IGREJINHA A. 39a. IEQ.

VEMOS O TERRENO DE ESQUINA PRONTO PARA A NOVA CONSTRUÇÃO
VEMOS TAMBÉM EM FRENTE A IGREJA NOSSA BRASÍLIA.






sexta-feira, 21 de novembro de 2014

ESTE TERRENO SERÁ DA NOSSA IGREJA EM NOME DE JESUS

                 No mesmo dia da posse do Pastor Júlio Rosa, quando terminou o culto, um dos diáconos chegou perto do pastor Júlio e entregou-lhe um bilhete com um recado que dizia o seguinte:- Nós estamos interessados em vender este terreno ao lado da igreja. Queremos conversar com o senhor sobre isto.
                 Nós não sabíamos, mas os obreiros estavam espantados e nos contaram, que sempre foi o sonho da pastora Indalécia, comprar para a igreja, aquele terreno de esquina, mas o dono nunca quis vender. Mas justamente no dia da posse, o dono nos ofereceu o terreno, mandando aquele bilhete pelo filho que chegou de moto.
                 Vocês estão lembrados que tiramos uma foto da frente da igreja?Quando passamos por Curitiba? E eu mostrei a foto em BH, e disse este terreno nós vamos comprar para a igreja "Em nome de Jesus". Só havia um problema, assumimos a igreja sem dinheiro em caixa e não sabíamos como conseguir, havia apenas NOVE REAIS em caixa.
                  O dono nos deu 30 dias para dicidirmos. Era bem na época da mudança do real para dólar. Teríamos que pagar 5.300 dólares, metade na entrada e a outra metade na assinatura da escritura. A principio não nos preocupamos, porque o real e o dólar estavam no mesmo valor. Mas logo que assumimos o compromisso, o real começou a desvalorizar e com o passar dos meses estava cada vez mais difícil. As ofertas da igreja eram em reais, e o pagamento em dólares.
                  Como sempre é tudo pela fé. O pastor Júlio disse " Se a igreja não comprar, o diabo compra" não vamos perder tempo. Lançamos na igreja, a campanha dos 70x7, dividindo o pessoal em grupos de 10 pessoas como lideres, cada líder recebeu 10 envelopes para ser entregue as 10 pessoas de sua equipe. Este plano envolveria todos os membros da igreja. Mas como sempre acontece, nem todos cumpriram com sua tarefa! Passado alguns dias, muitos nos devolveram os envelopes vazios.O plano era cada um conseguir uma ajuda com parentes ou amigos! essa foi a maneira que Deus nos inspirou, para conseguirmos pelo menos uma parte do dinheiro, a fim de segurar o terreno.
                   Não foi fácil. O pastor pediu socorro para a Região e mais uma vez agradecemos o Pastor Eduardo Zdrojeswski , que era o Presidente Estadual na época e nos emprestaram dólares para a 
entrada, e todos os meses tínhamos que trocar os reais em dólares para devolver ao Conselho. E finalmente, antes do dia da assinatura da escritura o Pastor Eduardo, completou com mil dólares o que estava faltando. Pela graça de Deus e o apoio da região, conseguimos aquele abençoado terreno.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

NO VELÓRIO HAVIA MAIS GENTE FORA DA IGREJA, E MUITOS COMENTÁRIOS

                Foi um dia de muita tristeza, pois a pastora era a mãe espiritual e fundadora daquela igreja! 
                Eu era uma desconhecida e estava no meio daquelas pessoas, e podia ouvir o que e,eles falavam baixinho a respeito dos seus pastores que diziam:- Como eles eram amáveis, humildes! E agora o que vai acontecer? Ninguém vai ser igual a eles! Eu não vou mais ficar aqui nesta igreja! Outros diziam:- Quem vai pastorear aqui no S. Braz? Será que já arrumaram outro pastor?Outro respondia:- Não se sabe ainda, mas parece que é um pastor de Belo Horizonte. Outro respondia:- Mas porque vir de tão longe? Aqui em Curitiba está cheio de pastores! Os coitados nem foram enterrados ainda. E assim eu ouvia os comentários sussurrados.

                Alguns obreiros comentaram que a pastora Indalécia e seu esposo estavam vindo de Fazenda Rio Grande para o São Braz para realizar um funeral. Todos estavam preocupados com a demora dos pastores. Como as horas iam se passando, os obreiros fizeram o culto e o sepultamento.
                Somente depois, ficaram Sabendo da tragédia.
                Era mais ou menos dia 28 de Dezembro de 1993. Como era final do ano, depois de tudo, achamos por bem deixar a igreja aos cuidados dos obreiros auxiliares , para que chorassem sozinhos, por dois ou três dias, a perda dos seus amados pastores.

                E no dia 2 de Janeiro de 1994.  Pastor Júlio Rosa tomou posse, como pastor da igreja 39a. alguns pastores da região estavam presentes, para nos dar força, como o Pastor Aílton Araújo, pastor Josué e pastor Rogério Amorin, foi  muito reconfortante a presença dos irmãos 
                Pastor Júlio pregou sobre a morte de Moisés, e agora Josué tinha que levar em frente o povo de Deus. Ele citou o livro de Josué 1:2e3 "Moisés meu servo é morto, levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo para a terra que eu dou aos filhos de Israel.""Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé vô-lo dei, como dei a Moisés "

                Agora pasmem! Veio o primeiro sinal de que Deus tinha nos mandado assumir essa igreja.


                

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

NÓS NÃO SABÍAMOS O QUE NOS AGUARDAVA EM CURITIBA

                     De volta de Montenegro, depois de passar em Curitiba, retornamos para Belo Horizonte, para terminar de arrumar nossa mudança para Curitiba. Eu mostrava a foto da igreja que iríamos pastorear, e eu profetizei, para o pessoal do escritório dizendo :- Vocês estão vendo esse terreno vazio? na esquina ao lado da igreja? Pois eu digo em Nome de Jesus, vamos comprá-lo para nossa igreja!                               
                     Em Dezembro de 1993, mesmo sem saber onde morar, ficamos hospedado na casa da Raquel, e nossa mudança ficou em uma garagem. É claro que estávamos com saudades e tristes por deixar nossos irmãos mineiros, ficamos praticamente com eles por 10 anos, mas por outro lado feliz porque estávamos em Curitiba. 
                      Mas não sabíamos o que estava para acontecer. Curiosamente, não conseguíamos entrar em contacto com a pastora da igreja o nome dela era Pastora Indalécia, nós não conhecíamos, não tínhamos o indereço e nem telefone e tínhamos que conversar. Ela havia mudado para o bairro onde estava construindo uma nova igreja.
                      Até que um dia ela telefonou, eu e meu marido não estávamos em casa, então ela conversou com nossa filha dizendo:- Que o Pastor Eduardo convocou para uma reunião, para ela entregar a igreja para nós depois do Natal.
                       Passaram-se uns dois dias, quando ouvimos pelo radio:- UM TRÁGICO ACIDENTE COM UM ÔNIBUS, que vinha  da Fazenda do Rio Grande para Curitiba, com muitos feridos e mortos. 
                       Não havia nomes ainda, dos mortos. Até que a Raquel me disse :- "Mãe não se assuste, pois o ônibus parece que capotou, rolando por um barranco, causando esse horrível acidente. Entre os mortos estão os nomes dos pastores da igreja que vocês vão assumir"
                        Ficamos assustados, preocupados e tristes. E a cada instante, a rádio repetia os nomes de todos os mortos e entre eles, os nomes da pastora Indalécia e seu esposo que era seu pastor auxiliar. Foi muito chocante. Eu e o Pastor Júlio Rosa, estávamos assumindo uma pequena igreja, num bairro sem alarido nenhum e Derrepente acontece essa tragédia, que foi repercussão Nascional pelas rádios e televisão: MORRERAM EM GRAVE ACIDENTE DE ÔNIBUS, DOIS PASTORES DA IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR EM CURITIBA.
                        E a pergunta era: Onde? De que igreja? De qual bairro? E a chocante resposta era: Da igreja que o pastor Júlio Rosa foi assumir. Tanto queríamos conhece-los, entrar naquela igreja.
                        Não foi nada agradável ! Só fomos entrar naquela igreja, e ver aqueles queridos pastores no dia do seu oficio fúnebre dentro de dois caixões.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

1994 CONVITE ESPECIAL 30 ANOS DA IEQ DE MONTENEGRO.

             Começamos orar e agradecer ao Senhor e nos preparar para essa nova etapa. Mas como na obra do Senhor, as coisa acontecem rapidamente. Recebemos um convite especial, dos nossos filhos na fé da IEQ. de Montenegro pelos 30 anos de fundação da nossa igreja. Como fundadores teríamos que estar presente.
               Ficamos muito feliz eu e o Pastor Júlio, pela lembrança, dos nossos filhos espirituais porque não háviam nos esquecido! Pagaram nossa passagem de avião ida e volta!
                Foi muito emocionante revê-los, firmes na fé em Cristo, também conhecer seus filhos e netos, louvando e adorando e servindo ao Senhor Jesus! Durante os dez anos que lá ficamos, realizamos vários casamentos, e apresentamos e consagramos muitas crianças, nascidas desses casamentos! Foi maravilhoso, trinta anos depois vermos os filhos dos filhos e ver que a Palavra de Deus estava viva no coração daquelas famílias, não existe maior alegria do que isto.
                Aproveitando a oportunidade era Novembro de 1993, na volta de Montenegro fizemos uma parada em Curitiba, para visitar nossa filha Raquel Kossar e nossos netos Thomas e Bruno. E não poderíamos deixar de dar uma olhada no bairro e na nova igreja que iríamos pastorear, no próximo ano. Nosso Genro Paulo nos levou até a igreja. Era antes do almoço dia de semana, a igreja estava feichada. Mas valeu!  Era pequena de madeira, mas bem bonitinha!!! Já começamos sentir amor por ela! Tiramos uma foto
BAIRRO SÃO BRAZ - VILA SANTA MARIA

           TRIGÉSIMANONA IEQ.      

  Mas muitas coisas iriam acontecer AGUARDEM!!!

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

NÓS SENTÍAMOS QUANDO A NOSSA NUVEM COMEÇAVA SE MOVER.

                 Ficamos quase dez anos em Minas Gerais. Estava chegando o momento de voltarmos para nossa terra, no ano de 1986 de Curitiba, mudamos para Belo Horizonte e lá ficamos até 1995.
                  Começamos a orar e pedir orientação do Espirito Santo, para que ele preparasse a nossa saída, como preparou nossa entrada. Em todos os lugares onde servimos ao Senhor Deus! 
                   Nossas mudanças sempre foram com muita oração e a direção de Deus. Sentíamos quando a nossa nuvem começava se mover! Não era como bater cabeça, isto é, fazer as coisas por um impulso próprio, e depois se arrepender por não dar certo, voltar atrás depois de algum tempo.
                    Nossas entradas e saídas de cada lugar, eram como um pulo certo, para ficar  o tempo determinado por Deus, quase sempre um período de dez anos. Era o tempo determinado pelo Senhor, para realizarmos através do nosso ministério, aquilo que ele havia proposto.
                    Para sairmos de BH , o primeiro passo, foi falarmos com o pastor Eduardo Zdrojeswski, contando-lhe do nosso desejo de voltar para Curitiba e que gostaríamos de uma igreja para pastorear.
                    Quando saímos de Montenegro, não pedimos igreja. Ao que parece, já era uma direção de Deus. Mas agora sentíamos que Deus estava preparando uma igreja para nós! Conversamos com o Pastor Eduardo em uma das Convenções em Minas Gerais.
                     Certo dia em outubro de 1994; tocou o telefone em nossa casa em BH. - Era de Curitiba! E quem era? Era o pastor Eduardo dizendo que havia uma igreja para nós! No bairro de São  Brás,pelos lados de Santa Felicidade. Era uma igreja com pouco mais de cem  membros fundada há doze anos, pela pastora Indalécia, que estava construindo outra igreja no município de Fazenda Rio Grande onde iria pastorear.

                       Embora fosse uma igreja pequena, se quiséssemos, ele a reservaria  para nós! Claro que queríamos ! Não importava o tamanho. Dissemos para o pastor  que o único problema era que não poderíamos assumir em Outubro, devido ao encerramento das aulas do Instituto Bíblico, onde lecionávamos, e as provas de fim de ano. Ele disse isso não é problema, pois a pastora Indalécia. poderia ficar até o fim do ano. E assim ficou tudo acertado.





quarta-feira, 5 de novembro de 2014

SOMENTE EM DEUS, Ó MINHA ALMA, ESPERA SILENCIOSA Sal. 62:1

                Muitas vezes, ficamos sem saber o que fazer é só Deus mesmo, é eu e Deus a única maneira é esperar a direção do Senhor.
                 O nome dessa parada onde o nosso ônibus parou era Campanha, quem viaja para Minas, conhece. Então no restaurante perguntei a um dos funcionários se havia telefone, e se eu poderia telefonar para meu marido. Ele deu um sorriso e disse:- Telefone tem mas não era permitido ninguém  telefonar. O único telefone ficava no quarto da Dona Alzira, e ela não permitia ninguém entrar lá.
                 Perguntei por favor se poderia dar o número. Não sei se poderia, mas ele foi bondoso e me passou o número. Voltei para o ônibus fechei meus olhos, fiquei em silencio. Derrepente, tive um impulso! Escrevi um bilhete para o meu marido pastor Júlio, explicando o que estava acontecendo e onde estávamos! Coloquei o número do telefone de dona Alzira, e que ele comunicasse a empresa do ônibus que mandassem outro ônibus o mais rápido possível. 
                             Havia vários ônibus nessa parada Campanha que estavam indo para BH. então conversei com um motorista de outra empresa, expliquei o nosso problema dei o número do nosso telefone em BH. E pedi por favor que ele telefonasse ao meu marido, na próxima parada, e que ele lesse o meu bilhete, aonde anotei o telefone de dona Alzira.
                             Entrei novamente no ônibus, pedindo a Deus que desse certo, que o motorista não esquecesse de telefonar na próxima parada. Passou-se cerca de uma hora, quando um dos empregados do restaurante, veio até o nosso ônibus me avisar que a Dona Alzira estava me chamando para atender o telefone! Era meu marido, ligando de Belo Horizonte!
                             Entrei no quarto dela, e lá estava dona Alzira, uma senhora "supergorda"' deitada  em sua cama, contando montes de notas de dinheiro, cercada por duas enormes imagens e velas pretas da altura de uma pessoa! Pouca iluminação  " o quadro era assustador".
                              Atendi o telefone, e meu marido tranqüilizou-me, dizendo que lá pelas onze e trinta da noite, outro ônibus da empresa, chegaria em Campanha para nos levar de volta!
                               Portanto, ficamos vinte e quatro horas na estrada nesta viagem. Mas o Senhor estava cuidando de nós. E acreditem! A referida empresa, onde fretamos, tinha uma frota de dois ônibus velhos! O sonho que eu tivera antes da viagem, fora de fato uma visão profética.
                             Esse dia foi inesquecível, mas Glória a Deus! Passamos por um teste de fé, o Senhor cuidou de nós e nos alimentou e nos protegeu! Ele não nos desampara. São coisas que acontecem para nos fortalecer, para que fiquemos mais firmes e fortes em nosso espirito! O nosso Deus é bom! Os olhos do Senhor estão sobre os justos! Os justos clamam e o Senhor os ouve.
                             Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor os livra de todas! É o que nos diz 
o Salmos 34.         AO SENHOR TODA GLÓRIA  AMEM.

 

terça-feira, 4 de novembro de 2014

O SENHOR DOS EXÉRCITOS ESTÁ CONOSCO



                    Continuação da nossa aventura naquela viagem. As irmãs deram graças pelo pão e a agua, esse foi o café da manhã naquele dia. O motorista do ônibus continuava dormindo. 
                     Três irmãs  pediram carona para ir até o posto mais perto telefonar para a impreza mandar socorro para nós, mandando outro ônibus e explicando o que aconteceu. Eles prometeram que iriam mandar um mecânico  isso levaria umas 8 horas. A impureza de ônibus era de BH. O socorro chegaria tipo 15:30 mais ou menos. 
                      Ja eram quase meio dia, as mulheres estavam com fome, o que fazer? De maneira nenhuma iríamos voltar lá no Sítio . Mas com certeza o Senhor estava conosco. Derrepente uma Kombi parou, o motorista perguntou o que estava acontecendo! ao saber do incidente. Ele prontamente se ofereceu para nos ajudar. Ele falou que havia um restaurante uns trinta minutos dali e ele poderia levar duas pessoas para comprarmos marmitex, almoço para todas as mulheres.
                       Imediatamente eu e mais uma irmã recolhemos o dinheiro para resolver esse problema tambem compramos água .Que Deus abençoe aquele motorista que nos serviu como um anjo para nos ajudar.  Ah o motorista dorminhoco do ônibus acordou e tambem almoçou.
                       Que viagem, foi uma guerra espiritual, nunca aconteceu isso. Ja fazia quase 16 horas que estávamos   parados, abandonados, passando perigos só mulheres mas o Senhor estava conosco.
                        As 16 horas o socorro chegou, parece que não era nada sério, o mecânico   mexeu o motor funcionou, ficamos alégres, dois quilômetros dali havia uma parada. Todas abriram suas malas para pegar roupa toalha de banho, imaginem como estávamos suadas todo aquele tempo. Todas felizes para continuar a viagem. MAS O ÔNIBUS QUEBROU DE NOVO.
                         E agora, as mulheres perderam a calma, começaram a chorar, preocupadas com seus maridos, que as esperavam sem saber o que estava acontecendo! O mecânico foi embora! Não tínhamos como nos comunicar com ninguém. Ainda não existia telefone celular. Elas começaram se agitar. Era uma parada de ónibus, e suas lamentações e choros já estavam atraindo a atenção das pessoas.
                        Pedi para elas que se controlassem eu disse: Irmãs, estamos voltando de um congresso Maravilhoso! vamos louvar a Deus, vamos adorar ao Senhor, isso é uma guerra espiritual. Vamos testemunhar das bênçãos ! Creiam, nós temos um Deus poderoso! E ele esta aqui, esteve conosco em todo o tempo. Começamos orar e glorificar ao Senhor.

                         QUAL FOI O FIM DESTA HISTÓRIA ?





domingo, 2 de novembro de 2014

A VIAGEM INESQUECÍVEL

                      Ja passei por várias experiências, com as excursões, em ônibus muitas vezes velhos  fretados, sem manutenção. Em BH quando os Congressos eram realizados em São Paulo, no meu tempo de COORDENADORA, era um comboio de nove ou mais ônibus especiais. O ônibus premiado foi o nosso.
                      Interessante foi que antes do Congresso, eu havia sonhado que houve um problema com o nosso ônibus, e tivemos que descer num lugar deserto com cerca de arame, e tirar todas as malas, e colocá-las em outro lugar! Mas pensei, estou preocupada e por isso sonhei! Foi sempre assim.    
                       Eu só  me tranquilizava quando estava de volta! Na ida foi tudo bem!
                       Mas na volta desse congresso, que foi uma benção, saíndo de São Paulo era mais ou menos Onze horas da noite o nosso ônibus  quebrou. ficamos na estrada parados, ainda bem que tinha uma estradinha  para o ônibus. Posamos na estrada, ao amanhecer, avistamos bem longe um pequeno sítio com campos verdes. Convidei três irmãs para me acompanhar até lá. O NOME DO SÍTIO era "SANTA FÉ"- O portão estava aberto, entramos era um longo caminho cercado com cerca  de arame em ambos os lados, e havia cavalos e vacas.
                         Quando estávamos perto de uma pequena casa, um bando de cachorros, apareceram latindo e correndo em nossa direção. As minhas companheiras ficaram apavoradas, e queriam voltar correndo. Eu não percebi perigo e continuei andando, e os cachorros chegando...Derrepente uma voz de um menino de mais ou menos cinco anos, deu um grito para os cachorros, e eles imediatamente pararam e ficaram quietos ! E o menino veio ao nosso encontro.
                           Apareceu um homem  era o capataz!  era o pai do menino. Expliquei a ele a nossa situação. Podíamos ver o ônibus bem longe lá do citio. Ele disse que estranhou porque aquele ônibus estava lá. Enfim logo ele nos levou até sua esposa. Era um casal ainda  jovem. Tinham o menino de cinco anos e mais um bebê rescenascido, ela estava de resguardo.
                             Era uma casa simples, fogão de lenha o assoalho brilhava encerado, tudo muito limpo coisa bonita de ver. Pedimos água para mais ou menos 40 mulheres que estavam no ônibus. 
                              Ela nos ofereceu café com bolachas caseiras muito deliciosa! Ela quis mandar café  para as nossa companheiras, mas era difícil levar café para 40 pessoas, Então aceitamos bolachas e agua, já amenizava um pouco. Agradecemos ao casal perguntamos o nome deles e das crianças fizemos uma ORAÇÃO  e retornamos para o ônibus.
                               ENCONTRAMOS O MOTORISTA DORMINDO NO BAGAGEIRO.
                                         continuação na próxima Postagem 














  

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

O POVO MINEIRO, É UM POVO MARAVILHOSO!

                  Durante nove anos, trabalhamos com a equipe de Pastores de Belo horizonte. Morávamos  em CONTAGEM, BAIRRO FLAMENGO. 
                   A igreja pastoreada pelo Pastor Antônio Genaro, onde fomos convidados para ser pastores auxiliares, ficava num bairro chamado  Jardim Industrial, em Contagem, uns vinte minutos da nossa casa. Era um bom apartamento, no qual moramos todo o tempo que lá ficamos.
                    E como pastora auxiliar, como sempre fazia parte do louvor inclusive aos domingos a noite como dirigente do louvor. Presidia o grupo de mulheres, coordenadora da Setima Região de mulheres, cujo Superintendente era o saudoso Pastor Benedito Batista. Fui regente do coral de mulheres e também do coral misto da nossa igreja. Professora na Escola Dominical, e fomos convidados  pelo Diretor do ITQ. Pastor Luiz Evangelista Peixoto, para lecionar, no I.T.Q. o Pastor Júlio Escatologia, e eu música . O Pastor Luiz Evangelista Peixoto e sua esposa Pastora  Neila, também nos ajudaram muito na abertura de Montenegro R.S. eram e são como nossos filhos. Amamos muito esse casal que continuam fazendo SEMINÁRIOS, nas igrejas.
                    O povo mineiro, é um povo maravilhoso! A principio, eles nos observam um pouco desconfiados; mas a medida que vão nos conhecendo, mudam. Foram muito carinhosos conosco!
                     Foi muito bom estarmos juntos, trabalharmos com eles. Principalmente estar com as mulheres que conheci, enfim por onde passei! Era muito doloroso, sempre que tínhamos de nos mudar para outro estado, mas esse era o nosso ministério ! É grande o nosso reconhecimento, por tudo o que o pastor Antonio Genaro e sua esposa Pastora Rose , e toda a equipe de sua igreja fez por nos! Pela atenção, cuidados que nos dedicaram, como se fossemos seus pais, e eles nossos filhos!
                    Nesses nove anos de estadia lá, nunca nos faltou nada.Que o Senhor abençoe poderosamente o Ministério do pastor Antonio, pastor Mário de Oliveira e toda sua família! Dona Margarida mãe deles, mulher guerreira na obra do Senhor. Conheço dona Margarida desde os tempos dos Congressos de Mulheres em São Paulo, trabalhamos juntas no Rio Grande do Sul,e depois em Belo Horizonte!
                     É impossível esquecer o carinho e o amor dos nossos queridos alunos do Instituto Bíblico ! Cartões, homenagens, estão dentro do nosso coração! Lecionamos nesses nove anos, para quase mil alunos!
                      É impossível esquecer as mulheres maravilhosas. Quantos Congressos ! viagens! E Deus operando, nos dando cobertura do seu Espirito Santo. Não foi fácil! Era uma luta! Ônibus ,hotél etc_ e como o inimigo se levantava contra! Enfrentávamos constante batalhas espirituais!
                       Coordenadora  só tem paz  quando termina o Congresso , e chega de volta á sua cidade!

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

OBEDECENDO O CHAMADO E A VONTADE DE DEUS

               Todos nós fomos chamados para servir ao Senhor. O chamado de Deus é geral, cada um  para um serviço, cada um tem um lugar especial designado. Precisamos ser o sal, o perfume de Cristo, aqui na terra. Cada um como um ramo deve produzir frutos para Deus, quando aceitamos a Salvação. Alguns produzem em seu próprio lugar, sendo bênçãos no lugar onde foi plantado. Mas não esta isento de derrepente ser chamado para ir para longe.
                Quando estamos revestidos do poder do Espirito Santo, devemos ser testemunha desde a sua Jeruzalém até os confins da terra (Atos 1:8). Mas nem todos são chamados para ir da mesma forma, mas com suas orações é possível , e com suas contribuições.
                 Alguns são chamados para ir pessoalmente muitas vezes para algum ponto distante da Sua plantação.  
                  Quando eu recebi Jesus como meu Salvador eu não pensei que Ele me mandaria para longe. Pará mim seria mais cômodo ficar em minha cidade no meu bairro, mas Deus tinha uma tarefa para mim em outros lugares. Você pode estar pensando porque ir para lá e para cá. Não sei te responder eu só sei que a minha vida agora era Dele eu era sua serva e tinha que obedecer a Ele e ao meu marido.
                 Mas continuando a minha história:- Saímos bem cedinho de Curitiba, chegamos em BH uma hora da manhã. Muito cansados da longa viagem. Graças a Deus tudo bem Deus nos guiou e nos guardou.
                  Tínhamos o indereço da casa do Pastor Marcos Bonfim e sua esposa, que estavam nos esperando com muito carinho e amor, nos receberam em sua casa para aquela noite. E tambem em Nome da Direção da nossa igreja, estavam a nossa disposição para nos ajudar a resolver vários problemas, quanto a nossa adaptação na nova moradia. Ja haviam alugado um apartamento.
                  No domingo seguinte, fomos apresentados e recebidos pelo Pastor  Antônio Genaro, e convidados para ser pastores auxiliares na sua igreja. Era segunda igreja em BH, no bairro JARDIM INDUSTRIAL em Contagem. Tambem eu e meu marido lecionar no Instituto Bíblico em BH. Contudo, pastor Júlio tinha liberdade para escrever seus livros  e continuar realizando seus seminários sobre o dizimo e sobre a volta de Jesus.
                   Mais uma vez a mão do Senhor era sobre nós. Abrindo o caminho e nos ajudando em todo tempo, e confirmando o seu chamado. 

              

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

UM CONVITE INESPERADO

              Eu e meu marido pastor Júlio, estávamos sempre a disposição do Senhor.
              Nossa vida era totalmente Dele e para Ele. Começamos orar para saber o que fazer, agora que nossos filhos, já estavam encaminhados cada um como flechas nas mãos do guerreiro, como diz no Salmos 127. Quando apresentamos nossos filhos á Deus, cuidamos ensinamos no caminho do  Senhor, e Deus vai comandar a vida deles. E assim aconteceu cada um de nossos filhos foi para uma cidade, para realizar a obra do Senhor.
              Pensamos que ficaríamos em Curitiba, até pedimos uma igreja para pastorear para o pastor Eduardo e estávamos aguardando. 
              Não temos como explicar, o amor e o cuidado que Deus tem com seus filhos. O telefone tocou - Pastor Júlio atendeu! Era o Pastor António Genaro de Belo Horizonte, pastor António  é irmão do pastor Mário de Oliveira, hoje Presidente Nascional da nossa Igreja no Brasil.
              Pastor Júlio, desde o Rio G. do Sul era convidado por eles para fazer campanhas sobre o dizimo em suas Igrejas, e quando eles foram para Belo Horizonte, ele continuava desde o inicio da obra, ajudando com mais frequência, enquanto eu ficava pastoreando a nossa igreja em Montenegro.

              Pastor António usou o seguinte argumento:- Júlio, vocês agora estão sozinhos só vocês dois, agora vou fazer um convite. Disse-nos venham para BH. Vocês não precisam se preocupar com aluguel da casa. nem com sustento. Eles cuidariam de nós. Nós estávamos orando pedindo direção do Senhor. Por experiência própria sabíamos que tudo o que acontecia em nossas vidas, havia um propósito de Deus! - Tal convite, não vinha apenas da vontade do homem._ Sem mais demora, começamos a providenciar a mudança, de Curitiba para Belo Horizonte! São  cerca de quinze horas de viagem de ônibus !
              A Região da nossa igreja de Curitiba, através do nosso querido Pastor Eduardo pagou o transporte da nossa mudança.
              Agora. eu estava deixando as minhas amadas irmãs, minha querida cidade, meus familiares, deixando minha filha Raquel casada e meu netinho Thomas com um aninho. 
              E assim seguimos viagem para BH, eu o pastor Julio do nosso gato angorá o Riquínho viajamos em nosso carro uma Brasília !.

               ESTAMOS VIAJANDO RUMO A BELO HORIZONTE  ATÉ LÁ .













terça-feira, 9 de setembro de 2014

NOSSOS FILHOS SÃO COMO COMO UM TESOURO DE GRANDE VALOR

                Em minhas palestras com as mulheres, eu ensinava que antes dos nossos filhos, devemos não esquecer que temos nossos maridos, e que pela graça de Deus, é com eles que vamos viver, a maior parte do tempo de nossas vidas! Nossos filhos, geralmente, ficam conosco no máximo, vinte ou vinte cinco anos; depois casam-se e vão embora, formar o seu lar e a sua própria família.- Com nosso marido, a não ser que o Senhor chame um ou outro para a sua gloria, vamos conviver cinquenta ou  sessenta anos ou mais!- Por isso deve haver um bom relacionamento, muito respeito, perdão, compreensão, muito amor e muita oração!
                  Para que isso aconteça, precisamos ter Deus e a sua Palavra, no centro do nosso coração e do nosso lar!.No casamento, começamos os dois juntos, nos ajustando, procurando entender um ao outro, enfim, a compreender! Depois chegam os filhos, eles crescem e se vão com pássaros! eles são como um tesouro de grane valor, que entregamos nas mãos do nosso Deus! Depois, voltamos a ser novamente apenas dois.
                   Assim aconteceu comigo e o pastor Júlio, - Hoje, somos pais solitários!- Nossos filhos cresceram, casaram, e se foram nosso ninho ficou vazio. Mas eles eram do Senhor e como flexas foram lançados no ministério servindo ao Senhor, nos lugares em que Ele determinar!
                    E quando pensamos, eu e meu marido que ficaríamos para sempre em Curitiba, nos enganamos. Somente a Raquel ficaria. Quanto a nós, ainda não era o momento de ficarmos aqui. Em Curitiba deixamos nossa filha Raquel, cumprindo o seu ministério, através da musica.E seu dever agora  de esposa e mãe.
      MAIS UMA FOTO DO GRUPO VOCAL KERIGMA , CRIADO PELA PASTORA RAQUEL
      VEMOS UM GRUPO MUITO FORTE COM MUITOS LIDERES E PASTORES CADA UM
                       OPERANDO NOS SEUS MINISTÉRIO
        



                        
     


A RAQUEL NASCEU PARA LOUVAR E ADORAR AO SENHOR!

                 Seu ministério era tão forte, que ela teve que deixar de lecionar no antigo Colégio Estadual Nice Braga, onde ela era professora de música para crianças dois a seis anos durante quinze anos em Curitiba. Faltavam muitos anos ainda para a aposentadoria. Renunciou tudo, porque o chamado de Deus era mais forte!
                    Ela tinha uma intimidade sobrenatural com Deus! Certo dia, ela estava tão desesperada, chorando e orando no seu banheiro e dizia:- " Meu Deus! Porque me deste este dom da musica?"- Precisava de uma oportunidade, para fazer com que suas músicas fossem conhecidas! O seu grande sonho, era gravar um CD!- Nosso Deus é lindo. Como o Senhor pode tomar conta de cada um de nós? Ele nos cuida, nos sonda, e conhece os nossos pensamentos e desejos! A Raquel clamava e chorava, sem saber como fazer. De repente, o telefone tocou e ela atendeu! Era alguém chamando para ela gravar um hino num novo CD! de quem? - De um cantor muito conhecido! Ele procurava duas cantoras para completar o seu CD.
                      Imediatamente, ela se preparou e foi ao estúdio. Aprendeu o hino, e no mesmo dia gravou não um mais dois hinos! Este foi o sinal de Deus, para que ela não desanimasse. Pois tudo o que somos e o que temos, pertence ao Senhor! Nossos filhos são do Senhor, mas Ele nos deixou cuidar deles. ensina-los nos seus caminhos. E não só ensina-los, mas sermos o exemplo, porque as nossas ações falam mais alto do que aquilo que dizemos.

  PASTORA  RAQUEL KOSSAR  MINISTRANDO  LOUVOR E ADORAÇÃO EM ITAJAÍ.       

  PARA MAIS DE TRÊS MIL MULHERES. A CONVITE DA COORDENADORA
                        PASTORA MARA FLÔRES EM 2009.

domingo, 31 de agosto de 2014

ENTREGANDO NOSSOS FILHOS PARA O SENHOR

                    Quando apresentamos nossos filhos á Deus, Ele vai cuidar, proteger e livrar de todo mal nós somos responsáveis por eles, da sua vida espiritual, da educação ser exemplo para eles. A Raquel foi escolhida por Deus antes de nascer, o nascimento dela foi um milagre! Deus já havia traçado o seu plano para a vida dela em Curitiba.
                   Do Rio de Janeiro, no tempo certo para ela nascer eu vim para Curitiba, depois do nascimento voltei para o Rio. Quando depois de 23 anos retornamos para Curitiba, ela estava uma linda moça. E onde ela ia ela já se envolvia com os jovens, pois o ministério dela era através da música   na  Primeira Igreja.
                    Além do louvor, ela reuniu um grupo de jovens, todos desejosos de exaltar o nome do Senhor! Assim organizou o grupo vocal Kerígma! Esse Grupo cresceu, sendo tão unidos, chegaram viajar até para fora de Curitiba, hinos lindos, muitos jovens se conhecerão e com o tempo, muitos se casarão entre si! A Raquel também se casou com Paulo César kossar, filho do pastor Léo e dona Emília Kossar, pastores da Vigésima IEQ. bairro Novo Mundo.
                  Mas com o tempo, aquele coral de jovens se desfez, porque alguns tomaram novos caminhos, indo para outras igrejas. se tornando pastores, obreiros dentro do ministério, mudando de bairro, e de igrejas, constituíram famílias. A Raquel quando fez 50 anos teve o prazer de reunir o Grupo Kerígma! na Vigésima IEQ, num culto de Ação de Graças, e num delicioso Jantar no Restaurante Peixão. Muitos hoje já estavam carecas, óculos dentadura etc. Mas são lindos os hinos, que pena que não foi feito nenhum CD.

                            GRUPO KERÍGMA "OLHA QUANTAS PEDRAS PRECIOSAS" 
                             NOS 50 ANOS DA RAQUEL. 

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

O SONHO DO PASTOR JULIO ROSA

                     Meu marido continuava, ajudando as igrejas, ensinando o dizimo, a volta de Jesus. Ele era convidado a pregar em muitas igrejas! em todo o Brasil, preparava apostilas para o seu Seminário de Apocalipse e Fim dos Tempos, curso por correspondência e escrevia seus livros.- O sonho dele, era ter uma editora, ou que nossa igreja tivesse uma editora própria. Ele orou, chorou e clamou por isso. E dizia:- Senhor porque me deste o dom de escrever livros, porque ainda não temos uma editora.
                       O seu maior ministério, era pregar,ensinar e escrever.Esse dom sempre esteve no seu coração. Ele já havia publicado alguns livros, pelo seu próprio esforço, sem ter condições financeiras.
                        Enfrentamos lutas e provações devido esse sonho dele. O seu primeiro livro publicado em 1960, O GRANDE PERIGO VIVO, sobre a Segunda Vinda de Cristo, em duas edições, se esgotou rápido.- Em 1976, publicou o livro sobre a História dos primeiros 25 anos da nossa igreja no Brasil,  cerca de 300 páginas, e mais de 100 fotos históricas. É o único documento que conta como tudo começou, e que mostra as lutas e sofrimentos dos pioneiros do passado, e as nossas raízes no Brasil - Esse livro, todos os alunos do I T Q...e os pastores deveriam ler para conhecer nossas raízes ! Seria de grande ajuda para o retorno daquele primeiro amor em Cristo, ao coração de todos os filhos de Deus, que esperam a volta de Jesus! esse livro não poderia ser simplesmente ser engavetado pelos detentores dos seus direitos, mas deveria ser lido por todas as gerações de membros da nossa igreja!
                         Pastor Júlio, pesquisou, viajou,gravou depoimentos dos pioneiros, de cada Estado e Cidades. Sem condição financeira mandou fazer a primeira edição, depois a segunda que se esgotaram. Infelizmente, não pode fazer a terceira edição! Porque não teve nenhum apoio, nem ajuda da liderança nacional da nossa igreja na época. Ele escreveu esse livro, em comemoração ao JUBILEU DE PRATA da nossa igreja no Brasil.



DOIS ANOS DE MINISTÉRIO NA IEQ. DE JARDIM AMBIENTAL.

                No dia 27 de Setembro de 1984. A primeira apresentação do coral, na nova tenda colorida na época IEQ. do Jardim Ambiental. Todos os cantores com suas becas impecável.
     REGENTE -: PAST. OROTILDES S. ROZA
 tenda do Jardim Ambiental. IEQ 1984 Curitiba.
ENCONTRO DE MULHERES . PRELETORA
 PAST. TEREZINHA PAST. 21a. IEQ.

QUANDO DEUS NOS CHAMA, ELE CHAMA TAMBEM TODA A FAMILIA.

             Creio que falei , que Deus tem propósitos com a família também, assim aconteceu com nossos filhos. Cada um foi tomando o seu caminho. O Tércio foi crescendo e sentiu o chamado do Senhor, foi para o ITQ em São Paulo  se formou, estudou, se formou também em direito, e encontrou sua esposa. Depois a Sueli com Pastor Ivan casou em Montenegro, indo embora para Minas Gerais.
             E finalizada a obra em Montenegro, ficamos com a Raquel e viemos para Curitiba. E onde ela ia sempre se envolvia com a música. E aqui não deu outra, ela foi uma grande bênção na Primeira Igreja ajudando o Pastor Josmar, levantaram o Louvor na igreja.
             Mas o que nós não sabíamos era que Deus tinha separado um marido para ela aqui em Curitiba. E acabou casando. Uma família abençoada tambem Pastores. Graças á Deus.
              E eu e meu marido ficamos sozinhos. Permanecemos aqui ainda por mais dois anos, como pastores auxiliar com Pastor ALTAIR Souza Costa. Era uma igreja da IEQ, uma tenda colorida, chamavam de "O BALÃO MÁGICO". Ali fui Pastora Auxiliar, também presidente do Ministério de Mulheres e Formei o Primeiro Coral da Igreja

PRIMEIRO CORAL DA iEQ de Jardim Ambiental.     

ENCONTRO DE MINISTÉRIO DE MULHERES 
NA IEQ. DE JARDIM AMBIENTAL.
     
          
                                


quinta-feira, 21 de agosto de 2014

OS PROPÓSITO DO SENHOR PARA COM NOSSA VIDA.

                Eu agradeço ao Senhor pela maneira tão maravilhoso, como ele condusia nossa caminhada       
                 Foram seis anos!  anos em Curitiba . na primeira IEQ como pastora auxiliar. Professora da Escola Bíblica das senhoras, presidente do Ministério de Mulheres , e CORDENADORA regional. Foi um trabalho Maravilhoso, por quatro anos. Muitos Encontros e Congressos regionais de Mulheres na Chácara da Primeira igreja.                                                                                                          
   UM DOS CONGRESSOS DE MULHERES - 
A  PRELETORA PAST. YONE GONÇALVES.             .            

   Mas, a nossa vinda para Curitiba, nessa época, envolvia um propósito do Senhor! somente mais tarde, é que fomos intender.
   

sábado, 9 de agosto de 2014

NOSSAS BODAS DE PRATA EM CURITIBA EM 1982

               O nosso Deus é Maravilhoso. Quando me casei com pastor Júlio em São Paulo, eu estava muito triste, porque ninguém da minha familia pode estar presente, eu estava no meio de pessoas estranhas. Os Pastores padrinho, pessoas membros da igreja sede, e toda famillia do pastor, vindos de Curitiba. Mas em 1982 estávamos em Curitiba, quando celebramos as bodas de Prata e minha familia teve a oportunidade de participar.
               Nossos filhos todos casados vieram de Minas Gerais Sueli e Ivan, e o meu primeiro neto Thiago com três aninhos. O Tercio e Sonia com o Cleyton ainda na barriga, vieram de São Paulo. A Raquel e o Paulo já tinham casados. e moravam em Curitiba. Nossos flhos fizeram uma linda apresentação cantando no nosso casamento
    
TERCIO, SONIA, PAULO,RAQUEL(no violão) IVAN E SUELI       
 
   Pastor Júlio , Orotildes, Past. Lia e Past. Eduardo.
Pastor Eduardo nos abençoou nos nossos 25 anos
de casamento. 1982 na Primeira  igreja
    
   


sexta-feira, 8 de agosto de 2014

SUPER MERCADO REAL!

                 Continuando nossa conversa:- Não havia passado nem cinco minutos da minha oração,
alguém bateu palma no nosso portão. Eu fiquei um pouco irritada e pensei. " Senhor porque estão batendo palmas eu não tenho nada para dar, hoje".
                  Como as palmas continuava, abri a porta, olhei no portão um moço de macacão azul gritou:-SUPERMERCADO REAL ! - Eu disse não é aqui, moço! Ele respondeu:- Não é aqui que mora o. pastor Júlio Rosa? Eu disse , sim é aqui-Ele foi até até a Kombe e retirou uma grande caixa, dessas  de supermercado , cheia de mantimento! Eu fiquei assustada! Ele deu meia volta, e trouxe outra, e mais outra, três caixas! Eu não sabia o que dizer.
                   A nossa mesa ficou cheia, e tiveram que colocar muitas coisas no chão. Junto com as compras, me entregaram um envelope com a fita das compras quase um metro de comprimento, e havia um cartão que dizia:- ONDE HÁ AMOR, CADA DIA É UM NOVO DIA!  Dos seus irmãos em Cristo.! Não havia assinatura- Era uma super compra, com tudo e mais do que você possa pensar!
                   Eu fiquei olhando, admirando, agradecendo ao Senhor, sem coragem de mexer em nada, até meu marido chegar. quando ele chegou também se assustou. Ele não havia comprado nada, pois 
não chegou nenhum dinheiro no correio. 
                    As bênçãos de Deus muitas vezes são tão grandes, que ficamos assombrados, como no dia em que os discípulos viram Jesus andando sobre o mar!  Nós ficamos pensando, quem  Jesus teria usado para nos abençoar? 
                     Eu e meu marido nos abraçamos e começamos chorar, o glorificar ao Senhor agradecendo a Ele que usou alguém como " O anjo do Senhor, que acampa-se ao redor dos que o temem e os livra Salmos 34:17.  A nossa fé tão fraca, que ficamos envergonhados diante de Deus.
                      Você pode imaginar quão grande é o nosso Deus? Antes mesmo que eu orasse, clamando no meu quarto, alguém mandado por Deus já estava no supermercado, fazendo as compras, porque mais ou menos uns vinte minutos, chegou a resposta:- Isto não é maravilhoso?-: Gloria á Deus! Vamos repetir com o profeta Isaias:-  " E acontecerá que antes que clamem eu responderei, e estando eles ainda falando, eu os ouvirei. " Isaías  65:24
                      Alguns dias se passaram. Eu lembrei-me de um telefonema. Era voz feminina que me disse:- Pastora Orotildes , domingo passado era dia de Santa Ceia. e eu estava orando em línguas e o Espirito Santo , me mostrava o pastor Júlio e a senhora na minha frente e dizia:- Ajude eles! Ajude-:os e eu argumentáva com o Espirito Santo :- " MAS a pastora Orotildes andam sempre arrumados e alegres! Porque preciso ajuda-los?. Ficamos nós duas um pouco em silêncio.
                   Só Deus sabia da nossa situação ! Ela não se idêntificou ! Então eu falei, minha irmã se Deus esta mandando, então o que a senhora sentir faça, e que o Senhor a abençoe!  E a nossa conversa parou por aí ! " O Salmista Davi  diz:- Temei ao Senhor, vós seus santos, porque nada falta aos que o temem" Samos 34:9.


quarta-feira, 6 de agosto de 2014

" E ACONTECERÁ QUE ANTES DE CLAMAREM ELES, EU RESPONDEREI"

             Temos um Deus vivo, que nos sonda e conhece todos os nossos pensamentos! Deus se preocupa com os mínimos detalhes da nossa vida. Em Isaias 65:24 Lemos :-" E acontecerá que antes de clamarem, eu responderei:-" Estando eles ainda falando, eu os ouvirei"
               Em Curitiba nos seis anos de 1979 á 1986, pastor era convidado para ministrar cursos nas igrejas em outros Estados sobre Mistério do Apocalipse, Processamento Emocional, e quando estava em Curitiba alugava salas para esse trabalho, alugamos sala até no Edifício Garcêz! Era uma maneira de pagarmos o aluguel da nossa casa, e sobrevivermos. Creio que muitas pessoas se lembram e até  fizeram o curso. Ele era pastor Itirenante. Não tinha salário. O seu sonho era criar uma Editora para editar seus livros. Nessa época ainda não tínhamos Editora Quadrangular.
                Certo dia, o pastor Júlio foi ao correio, para ver se havia algum dinheiro da venda de livros  por reembolso . Nossa despensa estava praticamente vazia. Fiquei muito angustiada, entrei no meu quarto, e comecei a derramar meu coração e a minha alma, perante Deus!
                 Minha sogra estava passando uns tempos em nossa casa, e ela era enjoada para comer, já tinha mais de 80 anos; não comia qualquer coisa. Era preocupante!. Em minha oração expus o problema para Jesus, eu precisava falar com Ele. Em Filipenses 4:19 esta escrito " O MEU DEUS SEGUNDO AS SUAS RIQUEZAS, Supre Todas as nossas necessidades em glória por Cristo Jesus" 
                    Eu imaginava Jesus sentado na minha cama junto a mim escutando! Eu dizia:- Senhor Jesus, eu preciso de ti, preciso de ajuda! Tu dizes que tens todo o poder no céu e na terra! Então, eu quero ver agora, o teu poder! Eu preciso de uma resposta. Tu sabes que o nosso alimento acabou, não temos dinheiro, Senhor eu preciso que me mostre teu poder, ainda hoje!  Senhor meu telefone  
esta aqui, se eu quiser, agora mesmo, posso telefonar para a Primeira Igreja, ou para uma das minhas irmãs, ou para a pastora Lia, mas eu não farei isso! Não vou telefonar, não vou pedir para ninguém .
                     Quero que tu me responda, neste momento!
                      Chorei um pouco, me levantei, passei as mãos no rosto, respirei fundo e sai do meu quarto, cantando um hino, para não assustar a minha sogra. e sorri para ela!
                       Havia um restinho de pó de café, coloquei agua no fogo. Cinco minutos depois  alguém bateu palma. Eu me irritei, porque sempre pessoas que vinham na missa na igreja católica do Perpétuo socorro, batiam palmas no meu portão pedindo um prato de comida, as vezes eu dava.
Eu disse baixinho:- Senhor eu não tenho nada para dar hoje!
                                
                                 Continua na próxima ..............

               
                  

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

COMO DEUS NOS AMA E CUIDA DE NÓS

              Sou grata ao meu Deus, confio Nele e sei que Ele cuida de cada um de nós. Claro que não estamos livres ás vezes de um escorregão, mas o Senhor sabe de tudo, e nos prepara para que da queda possamos nos levantar e ter um testemunho de vitória, para a Gloria do Senhor.   
                Como sempre o ministério do Pastor Júlio além de pastor era atender os convites dos pastores para Ministrar nas suas igrejas ensinamentos sobre Dízimos, Vinde Jesus, Corrente das 7 orações, enfim outros temas e escrever seus livros.
                 Ja o meu era ficar na igreja, pastoreando cuidando do rebanho, quando meus filhos eram pequenos cuidando deles cuidando da casa enfim ficava no meu aquário.
                  Em Curitiba desde que chegamos de Montenegro, 1979 até 1986 não era diferente.Nessa época eu era pastora auxiliar na Primeira Igreja, e era Coordenadora da Região de Curitiba, liderada  pelo Pastor Eduardo Zdrojeswski.
                   Pastor Júlio, foi fazer uma campanha em Recife, onde com certeza, ficaria no mínimo um mês, pois estaria em várias igrejas. Mas ele antes de viajar, deixava tudo em ordem e lembrou de providenciar a renovação da carteira do INPS,para qualquer emergência com problema de saúde. Disse-me " Aqui esta a sua carteira! " nunca se sabe, mas se for preciso, já está com você!" Respondi "Penso que nunca vou precisar!
                   Uma semana depois aconteceu o inesperado. Era um dia de Encontro de Mulheres! E eu corria, para lá e para cá com meu chinelinho! Minha diarista havia encerado o corredor, estava muito liso! Morávamos ainda na grande casa na Agua verde. Então, Derrepente escorreguei tentei me segurar na porta não consegui! Cai batendo o pulso esquerdo com muita força, na quina da porta.
                    Uma dor tremenda e ainda pedi para a diarista puxar minha mão. Meu marido em Recife,a Raquel na escola, eu não sabia o que fazer. Quando ela chegou, assustada, imediatamente ela telefonou para o doutor Celso Andretta, filho da irmã Rosi, e ele orientou minha filha para que colocasse uma régua, e enrolasse um lenço, imobilizando-a.
                    No dia seguinte pedi socorro para o Pastor Eduardo e pastora Lia. Prontamente me levaram a um massagista conhecido deles. O massagista só olhou minha mão inchada e roxa e disse:-"É fratura  feia! Levem depressa ela para o pronto socorro!
                    O casal me levaram para Clinica!  A primeira coisa que eles pediram foi INPS, imediatamente fui atendida. Minha mão estava com o osso rádio quebrado. Deu muito trabalho para os médicos! Foram feitas mais ou menos vinte radiografias para ajeitar os ossinhos! e disseram que por. pouco eu poderia perder a mão! Foi um milagre salva-la!  A operação começou as 10:30 horas da manhã até 14:30 da tarde.
Sou eternamente grata a esse casal abençoado de pastores que ficaram comigo todo esse tempo cuidaram de mim. Pastora Lia e Eduardo Zdrojeswski  Que Deus os abençoe 



NOSSA CASA AGORA FICOU MUITO GRANDE E TRISTE

           Depois do casamento de nossa filha Raquel, Eu e o pastor nos sentimos muito só, nossa casa se tornou, muito grande e vazia .
            Eles foram para a casa deles, o quarto da Raquel ficou vazio, eu chorei muito, e pedi ao Senhor :-" Senhor eu quero morar mais perto da nossa Primeira igreja, e quero uma casa menor,esta casa agora esta muito grande e triste".
             Sabe o que aconteceu? Uma semana depois que a Raquel havia se mudado, Deus preparou uma casa menor para nós, bem perto da Primeira igreja! Essa casa foi descoberta pela Raquel, num anúncio de jornal. Fiquei muito feliz, pois eu havia pedido isso! E tão depressa o Senhor atendeu minha oração.
              Mas!!! Quando meu marido localizou a casa, a proprietária disse, que já havia sido alugada e que a pessoa tinha levado o contrato para o fiador assinar os papeis. Contudo, ela  pediu que o pastor telefonasse dentro de dois dias, porque poderia o negocio não dar certo.
               Minha alegria virou tristeza! Mas mesmo assim a nossa fé estava firmado no nome de Jesus.   
               No quintal de nossa casa, de mãos dadas fizemos a oração da fé-Pedimos que o Senhor Deus segurasse aquela casa para nós, se fosse da Sua vontade, e que ninguém fosse prejudicado. E que aquela pessoa, achasse uma casa melhor para ela.
                VEJA A INCRÍVEL RESPOSTA DO SENHOR!!! Dois dias depois o Pastor Júlio telefonou, para dona Merces, a proprietária, ela brincando com o pastor disse:-" Pastor Júlio, Deus com certeza, gosta muito de vocês ! Porque? - Perguntou meu marido.- Ela respondeu :- " Porque a casa é de vocês! Não acertamos o negócio com aqueles inquilinos".
                Gloria á Deus Mudamos - A casa era pequena, mas muito aconchegante!
                 Depois de oito meses, que estávamos morando nessa casa conversando com dona Merces, minha vizinha proprietária,algo estranho aconteceu com respeito a essa casa. Ela nos contou que uns três meses  de antes de mudarmos! A casa ainda estava em reforma, e uma mulher desconhecida tocou a campainha. Ela foi atender no portão, e a mulher perguntou:- " O Pastor Júlio Rosa mora aqui"? Ela respondeu! " NÃO, AQUI NÃO MORA NENHUM PASTOR  JULIO ROSA" A mulher olhou bem nos olhos dela e disse:- " É.. MAS VAI MORAR!!! Até hoje, não sabemos quem era. Seria um anjo de Deus? Essa pessoa nunca mais apareceu. E Dona Merces e seu esposo não nos conheciam ainda.   
                          ENTÃO CLAMARAM AO SENHOR NA SUA ANGUSTIA, E ELE OS LIVROU DAS SUAS NECESSIDADES. Salmos 107:19.

sábado, 2 de agosto de 2014

O CASAMENTO DA RAQUEL EM CURITIBA

                    A nossa filha Raquel conheceu um jovem na primeira igreja onde frequentava chamado Paulo kossar, filho do casal de pastores Emília e Léo kossar. Pastor Léo era irmão da Pastora Lia, esposa do pastor Eduardo Zdrojeswski . Quando o pastor Júlio perguntou para Deus lá em Montenegro ainda, Senhor para onde iremos agora? Deus respondeu Curitiba. Ele sabia o que iria acontecer, mas nos não. 
                    Em cento e cinquenta dias de namoro eles casaram na Primeira IEQ. O Oficiante foi o Pastor Eduardo. Deste casamento eles nos deram dois netos. Thomas e Bruno Kossar.
          PAULO E RAQUEL KOSSAR
Ela nos ajudou muito na obra em Montenegro. Nossos filhos são verdadeiras bênçãos  em nossas vidas. Enfrentaram lutas e problemas e sofrimentos na implantação da obra . Somos gratos a Deus pelos filhos que Ele nos deu. Nossos filhos, tem sido a fôrça de nossas vidas e do nosso ministério, depois do Senhor Jesus!     

ESTA É MINHA ALIANÇA COM ELES " ASSIM DIZO SENHOR"

             Aprendi colocar meus filhos na presença de Deus. Além de leva-los para igreja, eu também participava, da Escola Bíblica, e aprendi os princípios de Deus,para passar para cada um deles. Em Isaías 59: 21esta escrito "Quanto a mim, esta é a minha aliança com eles" diz o Senhor " O meu Espirito que está em você e as minhas palavras que pus em sua boca não se afastarão dela, nem da boca dos seus filhos e dos descendentes deles, desde agora e para sempre", diz o Senhor.
              Desde pequenos enquanto eles dormiam eu pedia ao Senhor que os livrasse do mal, e preparasse o caminho de cada um, seus amigos, relacionamentos, namoro e casamento.
               E Ele ouviu minhas orações, preparando famílias com o mesmo princípios em lugares e cidades diferentes, com a mesma fé
                Só que o nosso ninho foi ficando vazio. A Sueli filha mais velha casou com Pastor Ivan, e foram embora para Araguari Minas Gerais. O Tercio se formou no ITQ, se tornou pastor morando em São Paulo, e Deus quis que através de suas viagens Missionárias se encontrasse com Sonia filha de uma familia que pertenciam desde. o inicio da IEQ em São Joào da Boa Vista. O Ivan também era filho de familia da IEQ , mais tarde sua mãe se tornou pastora da IEQ.
                 Quando terminamos nossa missào em Montenegro, estávamos ainda com nossa caçula  Raquel. E o Riquinho, um gato adotado pela Raquel, presente da esposa do Prefeito da cidade de Montenegro.
                  AS INCRÍVEIS RESPOSTAS DE DEUS. Deus cuida de seus servos, sempre foi confirmado em cada situação difícil de nossas vidas, como esta escrito:- "Lançando sobre Ele toda a nossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós"- I Pedro 5:7.
                   Nossa ansiedade era como mudar para Curitiba. Precisávamos alugar uma casa, mas não tínhamos fiador. Era 1979 e tínhamos que participar da Convenção Nacional em São Paulo. E lá o Pastor Júlio foi apresentado ao pastor Althair Costa Souza. Eles ainda não se conheciam! O pastor Althair,juiz de direito aposentado, havia lido o livro da autoria do pastor Júlio, "DIZEM QUE JESUS VOLTOU ESTA NOITE", e ficou muito emocionado, desejando conhecer o autor. Conversaram, e quando ele soube que mudaríamos para Curitiba, e precisávamos alugar uma casa, se ofereceu para ser o fiador, e até ajudou a procurar a casa.
                   Mudamos alguns dias depois, para uma grande e confortável casa, com garagem para a nossa Brasília, um grande quintal e telefone! Bairro Agua Verde, um pouco longe da nossa querida igreja sede, mas foi muito bom. Moramos nessa casa durante três anos. Benção de Deus!!
             

NO INTERIOR DA IGREJA MULHERES SERVINDO AO SENHOR.


           O CORAL DE MULHERES DA REGIÃO DE CURITIBA
                                                                                

PASTORA ODA PEÇANHA  PREGANDO

O MOVIMENTO DE MULHERES FOI CRESCENDO CADA DIA MAIS.

            ENCONTROS, CONFRATERNIZAÇÃO, CONGRESSOS, CORAL ETC.
 Era uma alegria contagiante eram mulheres de fé.
                Encontros na Primeira igreja.                      
 Vemos aqui as mulheres se confraternizan                   Muitas já estão na gloria estão com Jesus,  aguardando o Grande dia do Senhor, quando estaremos novamente unidas para Adorar o Senhor para Sempre. Nossas reuniões eram alegres,passávamos o dia na presença do Senhor. Orando, cantando almoçando e trabalhando juntas, unidas, com muita alegria.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

ATENÇÃO MULHERES TODAS NA PRAÇA RUI BARBOSA.

              A nossa Região naquela época dos anos 70 em Curitiba havia mais ou menos 23 igrejas com grupos de Mulheres. No mês de Dezembro, fazíamos um tipo de sorteio com os números e datas do aniversário de cada igreja. A igreja aniversariante preparava o ambiente para a festa com lanches o som tudo em ordem. A igreja sorteada era responsável pela festa espiritual, ou seja toda programação! como:- O louvor, pregação, alguma brincadeira etc.
               Como coordenadora, eu dava a cobertura, convidando pela " RADIO MARUMBI" Todas as mulheres, todas as Igrejas da região. Todas as Sextas feiras ás 9 horas da manhã, tínhamos um programa semanal, patrocinado pela Primeira Igreja. Era direccionado especificamente para as mulheres e para seus lares. Muitas me contavam que iam para o tanque de lavar roupas ou na pia de lavar louças e penduram seu radinho de pilhas, para ouvir a mensagem e saber onde seria a festa naquela semana! Eu incentivava todas as mulheresa participarem.
                 Era muito bom, lindo gratificante! ver todas unidas, alegres. Nosso encontro geralmente era na Praça Rui Barbosa, de onde quase todos os ônibus saiam para os bairros. As pessoas não gostavam muito porque praticamente nós lotávamos o veiculo. Era bonito de ver quando descíamos aquele bairro ficava colorido com o colorido das roupas e tomadas de uma alegria contagiante!
                  Foi um tipo de trabalho muito edificante, abençoado e alegre! Fazíamos muitas brincadeiras, riamos e nos confraternizávamos! Orávamos e Glorificávamos ao Senhor! Era gostoso estar os juntas, e Deus operava maravilhas em nosso meio! Além de coordenadora, eu fazia parte do nosso grupo da Primeira IEQ, lecionava na Escola Bíblica, Pastora auxiliar e fazia parte do louvor.
Pastora Lia, Past. Adoraci de Castro de saudosa Memória, Past. Orotildes e Past.Rosi
Mulheres valorosas na obra do Senhor. Pastora Adoraci de Castro esposa do pastor
Lauro de Castro. Pastora Lia esposa do Pastor Eduardo Zdrojeswski .

CUIDADO COM AQUILO QUE VOCÊS FALAM

                  Eu sempre dizia que não gostaria de ser coordenadora nunca. Por isso o meu susto até aquele momento nunca pensei nisso. Quando eu estava em São Paulo o dia que o Pastor Faulkner me convidou para ser Presidente do Grupo de Mulheres da igreja sede, também passei mal eu senti uma responsabilidade tão grande, fraqueza nas pernas é nessas horas que precisamos do colo de Deus. Mas é assim que aprendemos.
                   Novamente corri para o mesmo versículo do livro de Isaias 41: 13 " NÃO TEMAS EIS QUE EU TE TOMO PELA SUA MÃO DIREITA E TE DIGO" NÃO TEMAS QUE EU TE AJUDO. Quem somos nós  para escolher o que fazer para Deus? Falei com meu Deus, e com alegria aceitei o convite do Pastor Eduardo.
                    Vocês estão percebendo a direção do Espirito Santo, em nossas vidas? E do porque teríamos que estar em Curitiba nesse tempo? Foi um tempo Maravilhoso! Deus me abençoou espiritualmente de maneira extraordinária! Eu sentia a sua presença a cada dia, eu me animava, vendo a alegria e disposição das companheiras na região de Curitiba.
Pastora Orotildes e excordenadora Rosa Amália Andreta. 
Eu gostaria de ressaltar algo inédito. A irmã (Rosi) como carinhosamente é chamada pelas amigas e particularmente pela amizade entre nós, durante todos os três anos que coordenei as mulheres ela ficou ao meu lado me apoiando e ajudando na diretoria. Quando foi cumprido meu mandato, o cargo foi passado para ela novamente, e eu fiz a mesma coisa. É inédito isso! Porque geralmente muitas vezes acontece de um líder passa para o outro e desaparece. Então Parábens para nós. AMEM!


domingo, 27 de julho de 2014

IRMÀ ESTAMOS ESPERANDO PELA IRMÃ Á DOIS ANOS


               PASTOR EDUARDO ZDROJESWSKI 
             Pastor da primeira IEQ de Curitiba              
             
 Pastor Eduardo e pastora Lia sua esposa.  , nos convidaram para almoçar em casa deles. E também nos apresentaram seu filho um menino ainda ,chamado Silas, hoje é Co-pastor da Primeira igreja PASTOR Silas Zdrojeswski. 
                 Assim fomos recebidos muito bem! No decorrer do almoço, o pastor Eduardo, que não dorme no ponto, me fez um convite, que eu não esperava! Convidou-me para ser coordenadora regional das mulheres! Fiquei um pouco assustada! e antes que eu falasse qualquer coisa, ele ainda completou "Irmã  faz dois anos que estamos esperando pela irmã"- E mais uma vez, eu precisava da direção do Espirito Santo.- Pedi um tempo para o pastor:- ele me deu dois dias!
           Veja minha resposta, na Próxima  Postagem .


quinta-feira, 10 de julho de 2014

DE VOLTA PARA MINHA CURITIBA 1979.

              Cerca de 23 anos, desde que me converti, Deus me levou para longe para fora de Curitiba, acompanhando o ministério do pastor Júlio Rosa meu marido de cidade em cidade desde 1956. Tudo aconteceu depressa na minha vida. Tantas coisas aconteceram. Jesus me escolheu, Ele foi atrás de mim, Ele foi no meu bairro com aquela Tenda, me arrancou do mundo lavou os meus pecados mudou a minha vida.
               Colocou o Pastor Júlio na minha vida, ele foi meu pastor, professor. Tudo o que sou e sei aprendi com meu marido.Aprendi a viver pela fé. esperar no Senhor, e ser grata por tudo o que Ele me    dá. Em oito meses Deus mudou tudo em mim. Conheci Jesus, aceitei com meu Salvador, fui batizada com o Espirito Santo, fui batizada nas Aguas no Primeiro batismo. Ajudava o pastor no "programa visita ao seu lar" e as coisas foram acontecendo tanto na minha vida como na vida dele. Era Deus trabalhando na nossa vida. Derrepente estávamos casados e realizando a Obra do Senhor.
                Meu coração sempre esteve em Curitiba, embora Deus tenha me levado para muito longe eu pedia para Jesus,quando estava em lugares distantes, que eu queria voltar, mas em vez de me atender, Jesus me mandava para mais longe ainda. Eu não sabia, mas Deus tinha determinado um tempo, quando iríamos voltar para Curitiba definitivamente, mas ainda não seria nesse tempo.
                Amo todas as nossas igrejas em todas as cidades, onde eu, meu marido e meus filhos servimos ao Senhor! Amo os irmãos com os quais convivi, mas me sinto feliz em Curitiba, que é a minha amada cidade! Sinto-me feliz em minha igreja, aquela igreja que surgiu da tenda, onde um dia fui salva por Jesus!
               Todos esses servos de Deus, cumpriram o seu ministério, fizeram a sua parte nesta igreja. Conheci a todos como:-Pastor Jessé Pereira Toledo, pastor Helmuth Wagner que construiu a primeira Igreja no tempo era considerada a mais linda do Brasil. O pastor Léslie Dickerson, pastor Lauro de Castro, pastor Raul de Castro,Pastor Mariano de Castro.Todos servos de Deus ungidos e que aqui deixaram as suas marcas.
               Em 1979, quando retornamos de Montenegro e chegamos em Curitiba, o titular da nossa  Primeira igreja em Curitiba era o pastor Eduardo Zdrojewski, com sua esposa, a pastora Lequéria.
               - Já conhecíamos o ministério dinâmico do pastor Eduardo, e com alegria voltamos para a nossa amada igreja!.



segunda-feira, 7 de julho de 2014

NO FINAL DO ANO DE 1978 RETORNAMOS PARA CURITIBA.

           Não foi fácil entregar a nossa querida I.E.Q. de Montenegro!. Era como uma linda jóia preciosa! Um presente para Jesus!.
            ESTAVAMOS  emocionados, era como deixar nossa família, quase 10 anos de convivência, com os gaúchos adultos, jovens e crianças. Mas a nossa missão naquela cidade, já estava cumprida.
             Foi reunida a Diretoria da igreja local para uma reunião especial lavrada em ata o patrimônio e objetos de tudo que havia dentro da igreja. Gloria Deus nossa igreja estava linda.
             Chegamos naquela cidades pela fé, não havia nada agora deixamos uma igreja com todos os equipamentos necessários instrumentos musicais inclusive um lindo órgão, um povo todos dizimistas, sem dividas, tudo em ordem!  Uma igreja organizada com " Um conselho local " com diáconos e DIACONIZAS.
               Quase voltamos atras, ao ouvirmos a leitura da ata! Parecia que iríamos morrer e deixar tudo. Mas era vontade de Deus. Nosso trabalho é para o Senhor, porque a obra é Dele.
               Provisoriamente  deixamos com um pastor auxiliar. Depois o Conselho Nascional mandou o Pastor Pedro de Oliveira Rosa. Mais tarde pastor Dário Pires de Curitiba, com sua esposa e cinco filhas ainda pequenas assumiram a igreja de Montenegro. (Um fato curioso) As filhas cresceram, e todas casaram com os filhos de nossos filhos espirituais, e todos estão na obra do Senhor.
               Na verdade. a Obra em Montenegro cresceu muito, com o seu ministério ativo. A obra já conta com várias igrejas com seus templos próprios, e uma chácara equipada para retiros, e eventos, não só da nossa igreja, mas também de outras denominações.
               isto alegra o nosso coração ! Porque um dia obedecemos a voz do Espirito Santo, que nos guiou! Que o Senhor seja Louvado e glorificado por tudo isso!
               Quando saimos de Montenegro para Curitiba, estávamos só com nossa filha mais nova Raquel.  A Sueli já havia casado na igreja de Montenegro, e acompanhou seu marido para Araguari Minas Gerais . O Tercio foi para São Paulo fazer o ITQ. se formou e casou em Campinhas.
                        Eu estava triste porque estava deixando um povo que aprendemos a amar. eram nossos filhos espirituais, tão apegados a nós, mas nós ganhamos eles para Jesus. Por outro lado, eu tinha saudades da minha família, e da minha igreja a Primeira igreja de Curitiba, que surgiu da Tenda onde um dia Jesus, me chamou para sua obra. Eu sou de Curitiba de nascimento. Posso dizer que em Curitiba eu nasci duas vezes! Biológicamente e espiritualmente! Pastor Júlio quando orava sentiu um forte impulso do Espirito no seu coração, de que deveria entregar a igreja! Então, ele perguntou ao Senhor, para onde deveríamos ir, e o Senhor disse :- Voltem para Curitiba!